O período da História do Brasil entre 1964 e 1985, caracterizado por um governo ditatorial, que aboliu

direitos, censurou informações de importância e conhecimento público e perseguiu inimigos políticos fico conhecido como ditadura militar, devido ao protagonismo dos militares tanto no golpe quanto no exercício do governo. No entanto, a historiografia e a ciência política atuais utilizam constantemente a expressão "Ditadura civil-militar" para caracterizar melhor esse. O que torna a expressão "ditadura civil-militar" mais apropriada? *O amplo apoio da sociedade civil ao movimento militar que se caracteriza muito mais como revolução do que como golpe.

*O apoio de setores conservadores da sociedade civil, principalmente o empresariado brasileiro, urbano e rural pouco afeito a democracia.

*A ameaça comunista nascida da conspiração entre políticos progressistas brasileiros e soviéticos, o que levou setores patrióticos do país a resistir apoiando um movimento nacionalista.

*O suporte da Igreja católica, validando o governo como um governo legítimo, diferente da imprensa e dos poderes da república que sempre se mostraram resistentes a aventuras ditatoriais.

RESPONDER

Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.