O processo de reestruturação produtiva, realizado em respo

sta à crise estrutural do sistema capitalista, tem provocado uma redução do emprego regular em favor do crescente uso do trabalho em tempo parcial, temporário ou subcontratado, modificando o perfil do tempo e do mercado de trabalho e nos colocando diante de um cenário paradoxal. Por um lado, o avanço tecnológico nos deu a possibilidade concreta de trabalharmos menos e, portanto, ter mais tempo livre para usufruir as atividades de lazer. Por outro lado, a automação veio acompanhada do desemprego e a dificuldade dessas pessoas de se recolocarem no mercado de trabalho, o que impede que elas possam utilizar esse tempo disponível com atividades que contribuam com o seu desenvolvimento humano e social.

Nesse contexto, com grande taxa de desemprego e precariedade das relações de trabalho, o tempo fora do trabalho para a classe trabalhadora também passa a ser afetado. Verificamos assim que:

I) Aumenta a possibilidade para que esse sujeito vivencie a arte, a cultura, o esporte, a dança, uma vez que as experiências de lazer representam fuga da rotina e dos problemas sociais vividos pela sociedade;

II) Percebe-se que o trabalhador acaba destinando esse tempo disponível fora do trabalho para buscar qualificação profissional, que lhe daria maiores possibilidades de ter seu emprego garantido, e ainda para procurar outras atividades remuneradas que o ajudem a aumentar a renda familiar.

III) Observa-se uma acentuada redução de tempo disponível para que o sujeito se aproprie de conteúdos desenvolvidos pelo gênero humano, através da realização de atividades de lazer, uma vez que as experiências de lazer concorrem com as preocupações geradas por esse processo de exclusão social.

Podemos afirmar que:

A)
I, II e III estão corretas.

B)
Apenas I e II estão corretas.

C)
Apenas I e III estão corretas.

D)
Apenas II e III estão corretas.

E)
Apenas III está correta.

RESPONDER

Helderlima Eloah está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.