'O resultado geral a que cheguei e que, uma vez obtido, serviu de fio condutor aos meus estudos,

"O resultado geral a que cheguei e que, uma vez obtido, serviu de fio condutor aos meus estudos, pode resumir-se assim: na produção social da sua vida, os homens contraem determinadas relações necessárias e independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada fase de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência. Ao chegar a uma determinada fase de desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade se chocam com as relações de produção existentes, ou, o que não é senão a sua expressão jurídica, com as relações de propriedade dentro das quais se desenvolveram até ali. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações se convertem em obstáculos a elas. E se abre, assim, uma época de revolução social. Ao mudar a base econômica, revoluciona-se, mais ou menos rapidamente, toda a imensa superestrutura erigida sobre ela. A grandes traços podemos designar como outras tantas épocas de progresso, na formação econômica da sociedade, o modo de produção asiático, o antigo, o feudal e o moderno burguês, " MARX, karl. Prefácio a contribuição para a crítica da economia política. sobre a concepção marxista da sociedade, é correto afirmar que:

1. Os homens estabelecem, consciente e livremente, as relações de produção necessárias para transformar a natureza e produzir sua existência

2. As relações de produção correspondentes a um determinado nível de desenvolvimento das forças produtivas, isto é, da técnica e da capacidade de produzir através do trabalho.

3. Quando as relações de produção entre em contradição com o desenvolvimento das forças produtivas tem início um período de crise e de transformações da sociedade.

RESPONDER

anaflormarafiga está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.