O texto abaixo faz uma reflexão sobre o papel das redes sociais da internet na formação das chamadas “opiniões

públicas”. “As revoluções tecnológicas das últimas décadas ensejaram uma mudança profunda no padrão de formação da opinião pública. A imensa carga de informações que recebemos diariamente provoca uma alteração significativa na forma como os indivíduos elaboram seus juízos e alimentam seus valores na sociedade em rede do século XXI. E não apenas a intensidade como também a velocidade da circulação de dados parece alterar atitudes e reações aos estímulos recebidos, por cada indivíduo, diante de um determinado acontecimento social, político, esportivo, cultural etc. Atualmente, é arriscado analisar o comportamento da opinião pública brasileira sem levarmos em consideração o que é debatido e compartilhado nas redes sociais. [...] o uso que um indivíduo faz de uma rede social tem por base uma determinada seleção de informações, [...] realizada de acordo com seus valores, gostos, preferências e aspirações. [...] é o indivíduo – ou sua rede mais próxima de amigos e conhecidos – quem faz a seleção inicial do que será exibido em seu mural ou linha do tempo. [...] além disso, na rede, as informações também podem ser manipuladas [...]”.

Considerando o trecho acima assinale a alternativa que corresponde as transformações provocadas pelas novas formas de cultura digital advindas da internet. *

a) O cidadão através das redes sociais, de forma anônima ou não, ironiza e critica, por vezes de forma conflituosa, recebendo estímulos e informações vinculados aos seus próprios gostos e não necessariamente com base em informações fidedignas.

b) A internet possibilitou a democratização da informação, ou seja, mais inclusiva. A velocidade das informações vinculadas a maior agilidade e a disponibilização de diversas fontes de pesquisa garantem importantes mudanças de percepção e de juízos de valor.

c) A cidadania virtual possibilita a emergência de uma cidadania global, a partir do momento em que é possível conectar-se com quaisquer regimes políticos do globo e a formação de uma opinião pública de caráter globalizada.

d) A internet é uma rede de informações neutra e as redes sociais fontes confiáveis de informação política ao contrário da mídia tradicional (TV, rádio, jornal).

e) O uso político das redes sociais possui a vantagem de ampliar a informação conseguindo promover um diálogo mais efetivo e democrático entre as pessoas.

1 Resposta

  • tokioruiva

    1 :Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

    2:As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização. ... Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial.

    3 : A revolução técnico científico e informacional pode ser caracterizada pela expansão de meios que permitem a comunicação bem como a interação entre diferentes redes em diferentes partes do mundo.

    4 : Redes e fluxos geográficos Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação. Inclui também o estudo do relacionamento entre as cidades e o estabelecimento de suas hierarquias.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.