Os fragmentos de textos relacionam e contrapõem os temas da natureza e da cultura. É interessante observar que não falt...
Os fragmentos de textos relacionam e contrapõem os temas da natureza e da cultura.
É interessante observar que não falta ao Chimpanzé a mesma capacidade de observação e de invenção de uma criança no primeiro ano de vida, faltando-lhe, porém, a capacidade de comunicação. Assim sendo, cada observação realizada por um indivíduo chimpanzé não beneficia a sua espécie, pois nasce e acaba com ele. No caso humano, ocorre exatamente o contrário: toda a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação. Assim sendo, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. (LARAIA, R. B. Cultura: Um conceito antropológico. 24 ed. RJ: Jorge Zahar, 2009. p. 52. Adaptado.)
Todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. Foi o símbolo que transformou nossos ancestrais antropóides em homens e fê-los humanos. Todas as civilizações se espalharam e perpetuaram somente pelo uso de símbolos.
A relação de diferenciação entre natureza e cultura tem como aspecto fundamental o fato de:
a) a cultura, como elemento distintivo da humanidade, nascer da singular capacidade humana
de assimilação e comunicação.
b) a cultura, componente humano, ser processo de distanciamento e de ruptura do reino animal, superando os determinismos da natureza.
c) a evolução gradual da raça humana não conseguir anular nem mesmo minimizar a decisiva presença dos instintos na ação humana.
d) a natureza animal apresentar a capacidade criadora de símbolos como elemento comum aos homens e aos animais não humanos.
e) a natureza determina o que os seres são.