Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser

de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto. Com base nos estudos desenvolvidos nesta seção e na argumentação da professora Marilena Chauí, assinale a alternativa correta:

(a) O termo “juízos éticos” poderia ser substituído por “juízos morais” sem alteração no sentido da frase, já que ética e moral são conceitos sinônimos.

(b) Como as religiões também determinam o “dever ser” dos indivíduos, podemos afirmar que ética e religião funcionam exatamente sob os mesmos fundamentos e racionalidades.

(c) Se os juízos éticos de valor são normativos, podemos concluir que eles sempre estão de acordo com as normas jurídicas.

(d) A função normativa da ética auxilia na busca por uma melhor convivência nas sociedades.

(e) Atualmente, a ética já esgotou sua função normativa, uma vez que já estabeleceu o “dever ser” para todas as situações possíveis e imagináveis.

1 Resposta

  • Nicolle

    Letra (d) : a função normativa da ética auxilia na busca por uma melhor convivência nas sociedades.

    Explicação:

    a ética pode ser compreendida como a inteligência coletivamente desenvolvida, com vistas ao aprimoramento da vida em sociedade. Assim ao orientar as condutas e avaliações humanas em direção ao correto, ao bom, ao justo, o saber ético eleva a harmonia no desenvolvimento das relações sociais de uma coletividade

Clique aqui para adicionar a sua resposta.