Os Nambiquara vivem numa dupla economia: de caçadores e lavradores, de um lado, de colhedores e catadores,

de outro. A primeira incumbe ao homem, a segunda, à mulher. Enquanto o grupo masculino parte para um dia inteiro de caça armado de arcos e flechas, ou trabalha nos roçados durante a estação das chuvas, as mulheres, munidas do pau de cavar, perambulam com as crianças pelo cerrado, e apanham, arrancam, matam a pauladas, capturam, pegam tudo o que, em seu caminho, possa servir de alimentação: grãos, frutas, bagos, raízes, tubérculos, bichinhos de toda espécie. (...) Mas durante sete meses do ano a mandioca é rara; quanto às caçadas, é questão de sorte, naquelas areias estéreis onde uma caça magra praticamente não sai da sombra e das pastagens dos mananciais, afastadas umas das outras por espaços consideráveis de matagal semidesértico. Assim, é graças à coleta feminina que a família subsistirá. Sobre as relações entre sociedade e natureza, a partir do relato etnográfico de Lévi-Strauss, é correto afirmar que: *

Questão 05 (Uem 2015)

a) A divisão sexual do trabalho não é capaz de satisfazer todas as necessidades de um grupo humano.

b) Sociedades predominantemente baseadas em divisão sexual do trabalho costumam apresentar menos estratos hierárquicos do que sociedades predominantemente baseadas em divisão social do trabalho.

c) A caça, a coleta e a agricultura são apenas uma das formas adotadas pelos grupos humanos para organizarem o trabalho e a produção de seu mundo social, junto com a política.

d) A cultura humana é um fenômeno tão potente que torna seus membros independentes das limitações naturais existentes no ecossistema que habitam.

e) A cata e a coleta, atividades feminina e infantil entre os Nambiquara, devido a suas características aleatórias, correspondem à menor fonte de alimento consumido por esse grupo indígena ao longo de todo o ano.

1 Resposta

  • Tai

    Resposta correta: b) Sociedades predominantemente baseadas em divisão sexual do trabalho costumam apresentar menos estratos hierárquicos do que sociedades predominantemente baseadas em divisão social do trabalho.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.