Para entender os conflitos sociais nas sociedades modernas, Karl Marx (1818-1883) defendeu a importância

de estudar como ocorrem as relações entre as diferentes classes sociais de uma determinada sociedade. De acordo com o professor Everaldo Lorensetti, “Segundo Marx, a burguesia tomou posse dos meios de produção, enriqueceu e também obteve o controle do Estado [...] criando leis para proteger a propriedade privada (particular) e manter-se no poder; [...] Enquanto isso, a classe assalariada (os proletários), sem os meios de produção e voz política na sociedade, transformava-se em parte fundamental no enriquecimento da burguesia, pois ofereciam mão de obra para as fábricas”.(LORENSETTI, E. Sociologia – Ensino Médio, Curitiba, SEED-PR, 2006, p. 44).De acordo com o texto acima, é correto afirmar: * a) As classes sociais são grupos humanos formados por pessoas pobres ou por pessoas ricas. A existência dessas classes na história é determinada pela vontade divina.

b) O conceito científico de “classes sociais” se refere à existência de grupos humanos compostos por raças e etnias diferentes e que competem entre si pelo domínio da sociedade.

c) O conceito de “classes sociais” utilizado por Karl Marx se baseia no estudo das relações sociais entre proprietários dos meios de produção e trabalhadores assalariados sem a propriedade dos mesmos meios.

d) Segundo o enunciado da questão, a classe assalariada ou proletariado pode economizar o salário que recebe no final do mês e também se tornar proprietária dos meios de produção, encerrando assim a luta entre as classes sociais.

e) Segundo o enunciado da questão, a classe assalariada não é a responsável pelo enriquecimento da burguesia, pois é ela só fornece a mão de obra que realiza o trabalho nas fábricas.

RESPONDER

Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.