Para Max Weber, a ação social e aquela cujo objetivo e compartilhado com e orientado para outras pessoas.

O sociólogo deve levar em conta o significado intencional que o ator social atribui a sua ação, a qual pode nascer da aceitação de um valor - por habito ou tradição - , ou de impulsos emotivos irracionais. A respeito da classificação dos tipos ideais da ação social, assinale a opção que os caracteriza corretamente.
(A) A ação moral e ditada por valores invariáveis a respeito do que e justo e do que não e justo, relacionados a critérios de exito e utilidade.
(B) A ação afetiva nasce dos hábitos adquiridos, da confiança no que "sempre foi", como no caso de comportamentos determinados por hábitos consagrados.
(C) A ação tradicional expressa uma emoção, se fundamenta em sentimentos e afetos e e impulsionada pelo estado emotivo dos atores.
(D) A ação racional com relação a valores e determinada pela crença em valores e princípios absolutos e, por meio de um calculo utilitário, organiza os meios necessários para realiza-los.
(E) A ação racional com relação a fins e motivada pelo objetivo pre-fixado e os meios para a sua realização são escolhidos racionalmente.

1 Resposta

  • dailaneazevedo

    A alternativa E é a que melhor se apresenta como correta.

    Quando Weber parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;

    Ou seja, para Weber os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.