Para responder a esta questão analise o texto abaixo: As rupturas sociais que se instalaram nas sociedades

modernas a partir dos anos 1970 estão amplamente associadas a um contexto social designado sob distintas perspectivas teóricas: pós-modernidade, pós-industrial, modernidade tardia, modernidade reflexiva ou sociedade da informação e do conhecimento. A crescente importância da informação e comunicação entre seres humanos e entre estes e as máquinas provocadas pelas pelos avanços tecnológicos trouxe inúmeros debates para a compreensão das mudanças que as sociedades contemporâneas sofreram.

(SANTOS, 2019, p.7).

O texto acima discute a Sociedade da Informação, estabelecendo uma relação entre tecnologia da informação (TIC) com as mudanças no contexto de produção da cultura. Destaca também a comunicação humana mediada por máquinas que permitem a interatividade. Considerando a interpretação do texto e os conhecimentos sobre a relação à globalização, mundialização da cultura e tecnologia, analise as proposições abaixo.

I A informação é entendida como um novo paradigma sociocultural, atribuindo à tecnologia um papel de causalidade no sistema social e o motivo do desenvolvimento econômico.

II O discurso hegemônico em países em desenvolvimento é que a transição para a sociedade da informação é uma questão de tempo e de decisão política, inclusive para incluir, por meio de programas de acesso universal, os setores sociais afetados pelo abismo digital.

III A indústria de telecomunicações teve um papel fundamental no desenvolvimento da economia da informação, enquanto a indústria produtora de serviços e de conteúdos digitais reforçou a visão tecnocêntrica da sociedade.

Das proposições acima, está(ão) correta(s):

a.
I, apenas.

b.
I, II e III.

c.
I e II, apenas.

d.
III, apenas.

e.
I e III, apenas.

RESPONDER

liviassiqueira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.