parentesco pode ser entendido como uma rede de relações que liga pessoas e instituições. pense, por exemplo,

que o parentesco é um nó dessa rede. ele irradia linhas que se ligam a outros nós, como a economia e o jurídico. do mesmo modo, pense em você próprio como um nó da rede e imagine que as linhas são as relações que você mantém com outros nós, outros sujeitos. você pode não conhecer o sujeito que está há sete, oito nós de você, mas há, de algum modo, uma linha que liga você a uma pessoa, que se liga a outra, e a outra, até chegar nesse sujeito. essa é a imagem a partir da qual você pode partir para compreender estruturas sociais. caso um nó se perca, a estrutura social não vai ruir de uma hora para outra, pois há outros que dão sustentação a ela. mas sem os nós, não há a rede.

a partir do exposto e de seus conhecimentos sobre o tema, analise as sentenças a seguir.

i. a partir da observação sobre como se dão as relações sociais em diferentes grupos, podemos abstrair sistemas diferenciados, mas relacionados, que mantêm a rede em funcionamento e que garantem a continuidade dessas sociedades no tempo.

ii. a noção de estrutura social encontra-se com o parentesco enquanto dado observável nessas sociedades porque são as relações de parentesco que explicam como a cultura, a religião, as normas de ocupação do espaço, os bens e o poder são repassados de geração para geração.

iii. o parentesco é uma das principais redes de relações sociais.

são corretas as afirmativas.

alternativas:

a)
apenas i

b)
apenas i e ii

c)
apenas ii e iii

d)
apenas i e iii

e)
i, ii e iii

RESPONDER

Isabillypyc está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.