Pelo amor de Deus me ajudem por favor é urgente... são todas de marcar, só resolvam as que vocês entenderem!Questão
Pelo amor de Deus me ajudem por favor é urgente... são todas de marcar, só resolvam as que vocês entenderem!Questão 01
A discussão sobre o parentesco, fundamental para o
pensamento antropológico, hoje é influenciada pela
discussão feminista. A vida privada é uma questão
central nas reflexões sobre gênero, pois é nesse universo
que nascem muitos aspectos da discriminação da
mulher. Para combater a opressão imposta às mulheres,
as feministas questionam as noções tidas como
evidentes nas relações entre homens e mulheres.
Sobre esta visão o que demostrou a antropóloga
estadunidense Margaret Mead?
a) Demostrou que homem e mulher são iguais e que não
há diferenças.
b) Demostraram que essas diferenças ocorrem pelo fato
de, em geral, as mulheres ficarem mais segregadas ao
mundo doméstico, enquanto os homens circulam na
esfera pública
c) Demonstrou que “homem” e “mulher” são categorias
culturais, e que cada cultura define a seu modo essas
categorias.
d) Demostrou uma tendência de relacionar a mulher à
natureza e o homem à cultura: e) Demostrou que às
mulheres cabe o parto, a maternidade, a amamentação,
enquanto aos homens cabe a produção, a transformação
do mundo.
Questão 02
As sociedades ocidentais há uma predominância da
oposição natureza/cultura, ligada à ideia de que a
natureza deve ser dominada. Essa “conquista da
natureza” pela cultura pode ser vista como parte da
ideologia capitalista, que levou a uma opressão das
mulheres, associadas à natureza conquistada. Duas
antropólogas estadunidenses explicaram essas
diferenças pelo fato de, em geral, as mulheres ficarem
mais segregadas ao mundo doméstico, enquanto os
homens circulam na esfera pública. Existe também uma
tendência de relacionar a mulher à natureza e o
homem à cultura. Uma das estudiosas que discutiu esse
tema, a partir dos anos 1970 foi:
a) Margaret Mead b) Ruth Cardoso
c) Ruth Benedict d) Sherry Ortner
e) Eunice Durham
Questão 03.
Geertz vê a cultura como um conjunto de códigos
simbólicos que organizam a experiência humana no
mundo. Esses códigos funcionariam como programas de
computador que dão instruções para a vida das pessoas.
Essa noção simbólica não se restringe ao trabalho de
Geertz; autores como David Schneider e Marshall
Sahlins também elaboraram conceitos de cultura
eminentemente simbólicos e são considerados
precursores de uma “Antropologia simbólica” ou
“Antropologia cognitiva”. A festa popular como a Festa
do Divino de Mogi das Cruzes é composta de diversos
rituais. Esses rituais são uma dramatização, um
espetáculo em que seus atores saem da rotina para
exibirem para si próprios e para os outros. Nessa
dramatização e reprodução em destaque está vinculado
ao contexto como uma representação:
a) Cognitiva b) Afetiva
c) Simbólica d) Interpretativa
e) Convicta
Questão 04.
O principal pressuposto criticado nas etnografias
clássicas (descrições dos antropólogos sobre outras
sociedades) foi a noção de “autoridade”. Para a crítica
pós-moderna, o fato de o antropólogo descrever outras
populações sem dar voz aos nativos dessas sociedades
indicava uma posição autoritária. o fato de o
antropólogo descrever outras populações sem dar voz
aos nativos desta sociedade ficou conhecida como:
a) autoridade tradicional
b) autoridade legítima
c) autoridade burocrática
d) autoridade gráfica
e) autoridade etnográfica
Questão 05.
Questão - 1,65 Antropólogas feministas perceberam
que, se a teoria do parentesco não trata necessariamente
da reprodução biológica, mas da produção de relações,
não haveria uma verdade natural/biológica no papel
atribuído às mulheres. Essa reflexão levou à construção
de um campo de pensamento chamado de: a) parentesco
genealógico b) parentesco construtivista c) parentesco
tradicional d) parentesco por afinidade e) parentesco
adotivo
Questão 06.
Qual autora contemporâneas aproveitou a
“desbiologização” do parentesco e avançou em suas
análises sobre as relações de gênero em vários
contextos, desde sociedades na Nova Guiné até relações
de parentesco desafiadas pelas novas tecnologias
reprodutivas (como a fertilização in vitro, a
possibilidade de clonagem, etc.)?
a) Margaret Mead
b) Marilyn Strathern
c) Ruth Benedict
d) Sherry Ortner
e) Gayle Rubin
Questão 07.
Qual a importância e a colaboração de Ruth Benedict e
Margaret Mead para o conhecimento e novas formas
de ver e descrever a cultura?
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