Pergunta 70,6 pts Leia o texto a seguir. “As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam

Pergunta 70,6 pts Leia o texto a seguir.

“As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. Nas teorias pós-críticas, entretanto, o poder torna-se descentrado. O poder não tem mais um único centro, como o Estado, por exemplo. O poder está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder. O conhecimento não é aquilo que põe em xeque o poder: o conhecimento é parte inerente do poder. Em contraste com as teorias críticas, as teorias pós-críticas não limitam a análise do poder ao campo das relações econômicas do capitalismo. Com as teorias pós-críticas, o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.” (SILVA, 2006. P. 149)

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 3º edição. São Paulo, 2016 [Minha Biblioteca].

O texto aborda um aspecto importante sobre currículos. A partir disso, assinale a alternativa que resume corretamente o que o trecho aborda.

Grupo de escolhas da pergunta

A teoria pós-crítica compartilha dos mesmos princípios da teoria tradicional. Estes princípios postulam que o currículo escolar seja correspondido integralmente entre teoria e prática.

O texto interpreta a proposta curricular pós-critica, dissertando sobre a dinâmica pedagógica alicerçada na descentralização de poder, respeitando as forças presentes nos grupos, tais como, raça, etnia, alteridade, identidade e sexualidade. As forças de poder estão espalhadas por toda a sociedade.

O texto disserta sobre a dualidade de poder entre as forças das relações econômicas capitalista. Na teoria curricular pós-critica o que deve prevalecer é o poder exclusivo do estado. Este poder não pode ser questionado, pois trata-se de um significado único e não dualista em disputa.

O texto disserta sobre a Teoria Crítica do Currículo. Estão contempladas reflexões sobre lutas de classes, guias didáticos e materiais que não integram o currículo escolar.

O texto interpreta a proposta curricular pós-critica pregando a centralização de poder, negando todas as diversidades presentes na sociedade e grupos sociais. Nesta teoria não há a possibilidade de poder espalhado pelas redes sociais.

RESPONDER

Alexandre está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.