Porque as temperaturas são tão extremas no deserto? No deserto, durante o dia, a temperatura atinge

valores muito elevados, situação que inverte a noite, com temperaturas bem baixa. A explicação dessa variação, se baseia no conceito de calor específico, que é maior ou menor "capacidade " de uma substância se aquecer quando recebe ou perde determinada quantidade de calor. A areia do deserto possui um calor específico relativamente pequeno, o que a faz aquecer com muita facilidade durante o dia e resfriar facilmente durante a noite. Por isso as temperaturas variam muito. Responda: a) Quando estamos em uma praia, durante um dia de sol, verificamos que a temperatura da areia aumenta proporcionalmente mais que a água. Por que isso ocorre? b) Nessa mesma praia, após o por do sol, podemos verificar que a água esfria mais devagar que a areia. Qual a explicação para esse fato? ​

1 Resposta

  • Ruiva

     Bem observado . Esse fato ocorre pelo calor específico da areia ser bem menor do que o calor específico da água . Mas o que isso quer dizer ?

     Quer dizer que para variarmos a temperatura da areia em um grau precisa-se de muito menos energia do que para variar a temperatura da água em um grau.

     Desse modo , podemos observar que a física pode ser aprendida no dia a dia através de experimentos simples .

Clique aqui para adicionar a sua resposta.