Qaundo falamos em Conservadorismo Religioso e Bases Teórico-Metodológicas podemos afirmar que: I - Como
profissão contida na fragmentação do trabalho, o Serviço Social aparece como parte de um movimento social mais abrangente, de fundamentos confessionais, ligado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato, para uma influência mais contundente da Igreja Católica no mundo temporal, nos primórdios da década de 20.II - A igreja busca ainda a legitimação jurídica de suas áreas de influência no interior do aparato estatal. Mediante as intensas mobilizações da classe operária nas quatro primeiras décadas do século, a discussão sobre a “questão social” atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações dominantes e a Igreja a se posicionarem diante dela.
III - Tentando recuperar áreas de influência de privilégios perdidos, em face da constante secularização da sociedade e dos conflitos presentes na relação entre Igreja e Estado, a Igreja procura superar a postura contemplativa. Opõe-se aos princípios liberais e ao comunismo, que surgem como uma ameaça à sua posição no meio social.
IV - A Igreja interpreta a questão social segundo os preceitos acordados nas encíclicas papais, particularmente a Rerum Novarum e Quadragesimo Anno, fonte inspiradora das posições e programas realizados frente aos conflitos sociais. A igreja analisa a questão social enquanto uma questão moral e religiosa.
Escolha uma opção:
a. III e IV estão corretas
b. Todas as alternativas estão corretas
c. I, III e IV estão corretas
d. I e IV estão corretas
e. II, III e IV estão corretas
Alexandre está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.