Quais são os novos movimentos sociais e suas principais característicasO que você pensa sobre as

manifestações nas Ruas dos movimentos sociais que buscam diferença indicações ​

1 Resposta

  • Alice

    Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para isso, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, marchas etc.

    Atualmente, há algumas características gerais que podemos atribuir aos movimentos sociais. Os novos movimentos sociais, chamados também de identitários, produziram novas formas de aliança e organização política.

    Portanto, uma de suas características é formar contextos para articulação entre pessoas. Seja a classe econômica, a orientação sexual, o gênero, a raça ou a etnia, essas são identificações que podem aglutinar pessoas. Associados a esses fatores, acontecimentos como um assassinato ou violência podem motivar pessoas a protestarem e realizarem atos simbólicos.

    Atualmente, uma característica marcante dos movimentos sociais é a utilização das redes sociais e plataformas online para a divulgação e a articulação de suas organizações. Essa modalidade é chamada também de ciberativismo. Assim, os ativismos conseguem ser atualizados constantemente para além de passeatas ou atos pontuais.

    Além disso, é importante destacar o aspecto educativo dos movimentos. Ou seja, essas atividades políticas refletem no fundo um projeto de sociedade: um mundo sem homofobia ou transfobia, por exemplo, no caso do movimento LGBT+. Dessa forma, os movimentos sociais também se revelam como projetos culturais.

    Por fim, os movimentos sociais possuem também hierarquias. Ou seja, existem lideranças, organizações internas e podem até se institucionalizar. Em todas essas frentes, esses coletivos levantam a necessidade de uma mudança social.

    Explicação:

    Espero ter ajudado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.