Redação sobre etnocentrismo no brasil

1 Resposta

  • Rose

    O Brasil é o segundo país com a maior proporção de pessoas que se consideram religiosas, segundo uma pesquisa da fundação alemã Bertelsmann. Tendo uma grande diversidade de crenças, com vários casos e denúncias de descriminação, o maior país latino-americano precisa rever junto a sua sociedade a tolerância a culturas adversas individuais, coletivas ou de minorias.

    O etnocentrismo, é um mal para o convívio saudável da sociedade, o indivíduo que considera as normas e valores da sua cultura melhores do que as das outras, e reflete isso em preconceitos e agressões morais ou físicas. Não tem condições de conviver em um país democrático e laico. Já afirmava um renomado economista americano Samuel Huntington em seu livro 'O choque das civilizações' que a principal fonte de conflitos no mundo contemporâneo será cultural.

    O mundo globalizado, produz muitos conflitos de natureza cultural que se materializarão em forma de choque de valores, como ocorre, com as culturas ocidentais e orientais gerando até guerras e atos de terrorismo. No Brasil felizmente a situação não chega a esse extremo, entretanto há preconceitos de formas menos perceptíveis . Algo errôneo é misturar educação escolar com religiosa, como em várias escolas tradicionais sendo típico desde cedo as crianças serem condicionadas a seguirem orações e crenças de determinada religião.

    O Brasil na teoria é um estado laico, mas no congresso certas culturas religiosas ainda influenciam na política, a população deve ter uma conscientização repudiando essa prática. Deveriam haver leis que proibissem escolas de pregar ou incentivar qualquer religião; pois as instituições educacionais tem o grande poder e responsabilidade de educar e não deve usa-los para influenciar uma opção religiosa. Sendo coerente uma apresentação de forma igualitária e democrática de cada crença, deixando explícito o respeito e a liberdade de escolha.

    espero te ajudar

Clique aqui para adicionar a sua resposta.