RITOS DE SACRIFÍCIO: Nos ritos de sacrifício, um objeto é oferecido à divindade para estabelecer,

manter ou restaurar a relação adequada do homem com a ordem sagrada. O sacrifício -- encontrado em todas as religiões -- pode ser sangrento, incruento ou em forma de oferendas divinas. Como exemplo, podem ser citados os sacrifícios humanos de fenícios e de astecas, no primeiro caso; as oferendas de arroz e comida dos povos asiáticos para o segundo; e da própria divindade, simbolizada no pão e no vinho da missa católica, para o terceiro tipo. . RITOS DE PASSAGEM: Chamam-se assim os ritos que marcam a passagem de um estado social ou religioso para outro. Esses ritos podem ter como centro o indivíduo, como os de nascimento, puberdade, matrimônio, funerais, iniciações, entronizações etc.; enfatizar as comunidades, como os ritos de paz, de guerra ou de renovação; e privilegiar as coisas, como a consagração de lugares, a inauguração de edifícios etc. O rito de passagem se deve à necessidade de conferir origem sagrada a um fato de especial importância. A ficção ritual determina que o fato natural não seja levado em consideração, pois importa apenas o ato religioso. Assim, em muitos povos primitivos não se considera que o recém-nascido tenha sido dado à luz até que seja submetido ao rito prescrito. Na Igreja Católica, se um recém-nascido morre sem batismo, sua alma não pode subir ao céu e é condenada a um lugar ambíguo chamado limbo. . RITOS DE FORTALECIMENTO: Conhecem-se por ritos de fortalecimento aqueles que assinalam acontecimentos ou crises na vida da comunidade em seu conjunto, como a ausência de chuvas, a preparação da semeadura, da colheita, o início de atividades comunitárias como a caça e a pesca etc. Alguns rituais podem desempenhar as funções de ritos de passagem e de iniciação; isso ocorre com a cerimônia dos índios navajos conhecidas como "canto da noite", executada para curar um indivíduo de uma enfermidade, mas que serve também para aumentar o bem-estar de toda a comunidade. . RITOS RELACIONADOS COM OS ALIMENTOS: No comportamento religioso encontra-se o uso amplamente difundido do alimento como símbolo. A razão é que a religião é um dos sistemas de pensamento e ação pelos quais os membros de um grupo expressam sua coesão e identidade, mas precisa de representação material, como toda atividade simbólica, e encontra na comida e na bebida seus veículos mais adequados. O valor simbólico atribuído a determinados alimentos não parece relacionar-se com as qualidades nutritivas dos mesmos. Assim, a carne de porco tem um significado positivo para os papuas da Nova Guiné, mas é proibida pelas religiões judaica e islâmica. Em determinados ritos, certos alimentos adquirem um significado sagrado, como o pão e o vinho na eucaristia católica. O jejum e a abstinência de carne também fazem parte dos ritos religiosos ligados ao consumo de alimentos. . INICIAÇÃO OU PASSAGEM: rituais de iniciação para vida adulta nas sociedades tribais, batismo cristão, crisma, casamento, investiduras e ordenações de líderes das diversas tradições religiosas, Bar Mitzvah e Bat Mitzvah no Judaísmo, feitura na Umbanda e Candomblé… LITÚRGICOS: culto evangélico, missa, novena, procissões, gira na Umbanda, o ritual do chamado Puja no Hinduísmo… Comemorativos ou festivos: Natal, Páscoa, Corpus Christi, Caminhada para Jesus no dia da Bíblia, Diwali — festa das luzes no Hinduísmo, nascimento de Buda que é a festa das flores e outras comemorações existentes nas diversas tradições. . PROPICIATÓRIOS: são rituais que propiciam a participação das cerimônias ou acesso aos mistérios sagrados, o banho de purificação no Rio Ganges, a purificação (lavagem) das mãos e do rosto antes da prece, na tradição muçulmana… . VOTOS RELIGIOSOS: a solene investidura e celebração dos votos dos freis, freiras, monjas e monges cristãos, budistas, hinduístas… . MORTUÁRIOS OU FUNERÁRIOS: são cerimônias de despedida e homenagem a alguém que falece. O ritual pode incluir a prática do sepultamento ou cremação, conforme a tradição cultural e religiosa de cada povo. . DIVINATÓRIOS: rituais que propiciam um presságio, como o jogo dos búzios, a consulta aos textos sagrados para obter respostas ou orientações sobre determinada situação, entre outros. . CURA: são rituais que objetivam a cura de enfermidades físicas, mentais e espirituais. São exemplos de rituais de cura: a pajelança, o benzimento, a unção com óleo, a prece com imposição de mãos, entre outros. . PERGUNTA: Você não acha que a vida é ritualística? Se observamos, veremos que em todos os fenômenos da vida existem certo encanto, beleza, que indica a força e a tem um significado profundo para a nossa vida. Use a sua capacidade de observação e pense sobre os gestos e atitudes que aparecem no filme fotográfico (imagem ao lado), mencionando os ritos de maior significado para você e as justificativas das suas escolhas. Pode ilustrar com desenhos ou fotos fique à vontade, mas não esqueça de descrever também.


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1 Resposta

  • mariaeduardadeolivei

    Na verdade, quanto mais religioso, mais pobre. Até porque pessoas religiosas doam dízimos altíssimos, sempre recorrem a deus quando querem solucionar um problema e acabam não sabendo administrar muito bem seu dinheiro. Pobres acabam recorrendo a religião pra pedir soluções, mas ricos não necessariamente se afastam, a crença vai além da ganância.

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