Rodrigo Vieira Assis, no artigo “Para uma sociologia das visões de mundo: uma teoria praxiológica

da cultura a partir de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu”, promove uma profunda discussão sobre o conceito de visão de mundo. Assis, em seu estudo, retoma brevemente um pensamento de Michael Löwy ao pontuar que as visões de mundo podem ser compreendidas como “um conjunto orgânico, articulado e estruturado de valores, representações, ideias e orientações cognitivas, inteiramente unificado por uma perspectiva determinada, por um certo ponto de vista socialmente condicionado.” Esta frase de Löwy auxilia na compreensão das reflexões de Mannheim e Bourdieu sobre a temática abordada. Agora, assinale a alternativa falsa sobre o estudo das visões de mundo: a.

As visões de mundo estão socialmente situadas na dinâmica das relações entre cultura, posição social, pensamento e ação.
b.

Compreende-se a visão de mundo, portanto, apropriando-se da visão do indivíduo na totalidade do seu ser-no-mundo (considerando associação, conflito, sistemas de dominação, habitus etc).
c.

A cultura é o espaço em que se constituem e se produzem os significados que determinam as possibilidades e os limites da percepção da realidade social, as visões de mundo, por indicarem a “estrutura total” do pensamento de grupos historicamente estabelecidos.
d.

Partimos da compreensão que a ideologia tem como objetivo justificar e conservar estruturas existentes e a utopia almeja mudar realidades por meio de ações transformativas e críticas. Sendo assim, visões de mundo podem carregar propriedades da ideologia e utopia.
e.

A visão de mundo de um ator social é a expressão máxima de sua singularidade e da sua autonomia total em relação grupo social ao qual está integrado e à situação sociopolítica e cultural que o circunda.

RESPONDER

dailaneazevedo está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.