Texto: Quais os principais benefícios da atividade física na terceira idade O sedentarismo, que tende
a acompanhar o envelhecimento e vem sofrendo importante pressão do avanço tecnológico ocorrido nas ultimas décadas é um importante fator de risco para as doenças crônico-degenerativas, especialmente as afecções cardiovasculares, principal causa de morte nos idosos. A prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na sua vertente da saúde como nas capacidades funcionais. Entretanto, os exercícios físicos podem apresentar algumas limitações para os idosos, devido às modificações fisiológicas impostas com o processo de envelhecimentoDestacamos o papel do exercício físico, discutido em varias revisões e estudos bem controlados, que atribuem a prática regular de atividade física mesmo iniciada após os 65 anos, maior longevidade, redução das taxas gerais de mortalidade, melhora da capacidade fisiológicas (capacidade aeróbica) em portadores de doenças crônicas, redução do número de medicamentos prescritos, prevenção do declínio cognitivo, manutenção de status funcional mais elevado, redução da freqüência de quedas e incidência de fraturas e benefícios psicológicos, como melhora da auto estima
Ele proporciona o ganho de forca muscular, a prática de exercícios também previne ou retarda o declínio intelectual através de uma melhora no humor, na memória, na função psicológica e através de uma redução no stress e na depressão, com conseqüente manutenção do bem-estar. Outros benefícios da atividade física incluem a diminuição do risco de quedas pelo aumento do equilíbrio, da forca muscular e da flexibilidade.
Para evitar a queda da aptidão física com o envelhecimento é necessário estar ativo, através de caminhadas, freqüência em uma academia ou ser acompanhado por uma fisioterapia, desta forma, a segurança adquirida com um programa de exercícios faz com que os idosos realizem sua Atividade de Vida Diária de forma satisfatória. Considerando que a melhora com a prática de atividades físicas dará ao idoso maior autonomia e independência.
1- Sabemos que o sedentarismo é um importante fator de risco para as doenças crônico-degenerativas, especialmente as afecções cardiovasculares. Qual o principal grupo de risco?
2- A prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
3- Os exercícios físicos podem apresentar algumas limitações para os idosos. Porque isso acontece?
4- Atividade física mesmo iniciada após os 65 anos, qual os benefícios que ele traz para o idoso?
Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.