Um dos grandes nomes do pensamento contemporâneo, o polonês Zygmunt Bauman (1925-2017), argumentava que

a era atual, do excesso de informação e da cadeia de redes sociais implicaria uma ambivalência. Tendo em vista as facilidades que a vida online proporciona, cria-se uma falsa ilusão de que “se pode” tudo. Contudo, essa facilidade se constitui mediante o desafio de ter acesso às ferramentas tecnológicas, bem como a garantia que a liberdade não implicará em caos, como o uso desmedido da imagem privada que constranja o usuário, bem como uma segurança que não implicará em controle do sujeito. O desafio da distopia ambivalente do mundo tecnológico encontra eco nas falas de Anthony Giddens (1939), antropólogo britânico que afirmou ser a globalização um fenômeno que se constitui localmente. A partir da leitura do texto na íntegra, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As mudanças oriundas do mundo tecnológico e virtual fizeram com que noções típicas e tradicionais de comunidade e cultura se enfraquecessem, arrefecendo os vínculos humanos.

PORQUE

II. O cenário global implica uma homogeneização cultural, mediante os meios de comunicação em massa, que acarreta a extinção de vidas comunitárias e culturas regionais e/ou folclóricas.

A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.

RESPONDER

KimberllyKethley está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.