1. Explique porque o gosto não pode ser interpretado como u

m padrão estático, invariável?

2. Segundo Montanari, as primeiras tecnologias de produção de alimentos mostram quanto o homem tornou-se "o dono do mundo". Mediante a citação do autor, diferencie economia de predação e economia de produção.

3. Quais os primeiros procedimentos para modificar os alimentos, afim de prolongar a sua vida útil? E quais ingredientes eram utilizados?

4. A constante integração comercial de regiões e países modificou radicalmente a relação dos homens com o espaço. Descreva quais foram às revoluções ocorridas nesta época?

5. Porque a cozinha era considerada símbolo da civilização e da cultura, segundo o pensamento de Montanari?

6. O autor aponta que nesse período "médico e cozinheiro", são duas faces de um mesmo saber. Explique.

7. De acordo com o autor a comida é considerada cultura. Antes de chegar até a boca do homem, ela tem um extenso percurso, que vai desde a produção, passando pelo preparo até o consumo propriamente dito. Explique sucintamente essa trajetória.

8. Montanari explica que a gastronomia no pré-moderno era fundamentalmente magra. O que significa a mudança do paladar após o século XVII?

9. Quais as razões, segundo Montanari para que o gosto do passado não possa ser reconstituído?

10. Como surgiram as cozinhas regionais?

11. No livro Comida como Cultura na quarta e última parte intitulada "comida, linguagem, identidade, o autor menciona sistemas culinários". O que significa esses sistemas?

RESPONDER

Amandaapinheiro Margarida está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.