1) no decorrer dos nosso estudos sobre lamarck e darwin podemos comparar as duas teorias onde darwin falava

de sua teoria de seleção natural e apesar de não saber de genética mais comentou , já lamarck desenvolveu a lei do uso e desuso e a teoria de herança dos caracteres genéticos. confronte as leis de lamarck e darwin colocando os pontos na qual ela se identifica e diverge , exemplificando utilizando o meio em que vive :

2) somos portadores de uma herança genética , que vem a milhares de ano sendo repassadas por nossos ancestrais através da mutação e da recombinação genética podemos criar a tal variabilidade genética. diferencie o conceito de mutação e recombinação através de suas palavras exemplificando cada um deles:

3) através da fossilização muitos vestígios sobre uma vida pré histórica foram preservadas por milhares de anos através das superfícies rochosa que ficaram marcada com esse processo. como se dá esse processo por etapas ? escreva justificando cada etapa desse processo:

4) darwin em sua pesquisa em galápagos trabalhou com pássaros como tentilhões e cucuves como a diversidades das plantas e outros seres existente nesse arquipélago de ilhas . o que motivou darwin a basear seu projeto de pesquisa em galápagos? descreva o motivo exemplificando com suas palavras colocando o seu ponto de vista sobre o assunto.

5) o conceito de homologia e analogia e tratado em diversos assuntos quando se fala de evolução, baseado nesse tema como podemos diferenciar esse conceitos exemplificando cada um deles e mostrando as suas diferenças

1 Resposta

  • lelerj

    Olá, tudo bem? Vamos responder cada questão por vez:

    1) Ambos defendiam a evolução e a seleção natural. O que os diferenciava era o meio como eles apresentavam essas questões em suas teorias. Lamarck pensava que era o ambiente que efetivamente provocava as modificações nos seres, estimulando ou desestimulando a evolução de partes úteis de seus corpos (Lei do Uso e Desuso). Darwin, por sua vez, tinha em sua Teoria da Evolução a ideia que o ambiente apenas selecionava organismos que, previamente, já era melhor adaptados ao meio.

    2) A mutação consiste na atuação da seleção natural sobre os organismos de forma a procurar adaptá-los ao meio em que vivem. Um exemplo está no ganho de pelos de uma espécie que passa a habitar em um clima frio. Já a recombinação consiste na readequação dos genes já existentes em dada espécie. Um exemplo está na própria fecundação.

    3) Um processo extraordinariamente lento, específico e, logo, raro, a fossilização se inicia com o rápido soterramento do corpo em questão por um sedimento fino, de forma que ele seja degradado rapidamente por bactérias e fungos. Depois, considerando que o corpo possui partes rígidas e o clima é anaeróbio e frio, ele pode ser moldado, mumificado, mineralizado ou apenas impresso. 

    4) Localizada no Oceano Pacífico, as Ilhas Galápagos foram onde Darwin faria a série de observações que culminariam em sua Teoria da Evolução. Naquele ambiente onde as condições pouco se alteravam entre uma ilha e outra, Darwin reparou que as espécies variavam de uma ilha para outra, chegando à conclusão que isso se dava exatamente devido ao ambiente específico. A estadia nas Ilhas Galápagos foi tão fundamental para que Darwin compreendesse e desenvolvesse suas ideias de evolução que pode-se até dizer que, sem essa viagem, a teoria não existiria como a conhecemos hoje. 

    5) Homologia se refere à origem comum de órgãos em diferentes espécies. Um exemplo são os braços humanos e as asas de um morcego. Já analogia refere-se aos órgãos que, apesar de terem a mesma função, possuem origens distintas. Um exemplo são as asas de insetos e as asas de aves. 

Clique aqui para adicionar a sua resposta.