A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é o ramo da Biologia dedicado ao estudo das células e

o desenvolvimento tecnológico na área de Microscopia permitiu desvendar a estrutura celular. De maneira geral, as células animais variam de 10 a 20 micrômetros, enquanto nos vegetais medem de 20 a 50 micrômetros. O tamanho médio das bactérias varia de 2 a 5 micrômetros. Apesar de existirem células de grande tamanho, que podem ser vistas a olho nu a grande maioria é microscópica. Explique a vantagem das células serem microscópicas. *

• jvskateboard

1) As células são unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Analise as alternativas e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todo os tipos celulares.

A) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em célula animal.

B) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes

2) De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células. De acordo com essa teoria, qual dos organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

A) Homem

B) Musgos

C) HIV

3) as células eucariontes possuem envoltório nuclear, e as procariontes possuem material genético disperso no citoplasma. Dos organismos citados a seguir, qual apresenta célula procariontes?

A) mamíferos

B) lactobacilos

C) fungos

4) A biologia celular, também chamada de citologia, é o ramo da biologia dedicado ao estudo das células e o desenvolvimento tecnológico na área de microscopia permitiu desvendar a estrutura celular. É correto afirmar que uma célula eucarionte é formada basicamente por:

A) citoplasma, material genético e parede celular

B) membrana plasmática, citoplasma e núcleo definido

A) citoplasma, material genético e parede celular

B) membrana plasmática, citoplasma e núcleo definido

5) sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estruturas e funções semelhantes recebe o nome de:

A) órgão

B) organela

C) tecido

6) observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1,2,3

Célula- (1)- (2) - sistema - (3)

A) 1- órgão, 2- tecido , 3- organismo.

B) 1- tecido, 2- órgão , 3- organismo