) a hematopoese envolve os processos de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados

do sangue, que são formados a partir de uma célula precursora comum. zago, m. a.; falcão, r. p.; pasquini, r. tratado de hematologia. são paulo: atheneu, 2014 (adaptado). a figura a seguir representa um esquema da hematopoese, em que cfu é unidade formadora de colônia e bfu é unidade formadora de explosão

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    (V) Para um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes, como a capacidade de evoluir.
    (V) Os seres vivos relacionam-se, mas não modificam o meio.
    (F) Os seres vivos apenas respondem a estímulos do meio.
    (F) Todo ser vivo se reproduz de forma assexuada.
    (V) Os seres que produzem seu próprio alimento são chamados de autótrofos enquanto os que não produzem são ditos heterótrofos.

    OS NÍVEIS DE ESTUDO DA VIDA
    (F) Os níveis de organização biológica são: Átomo, Molécula, Organelas, Tecidos, Orgãos, Organismos, Populações, Comunidades, Ecossistemas e Biosfera, respectivamente.
    (F) Um conjunto de morcegos todos da mesma espécie constitui uma comunidade.
    (V) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

    AS SUBSTÂNCIAS DA VIDA: ÁGUA, SAIS, AÇÚCAR E GORDURAS
    (V) A água e os sais minerais são substâncias do tipo orgânicas, enquanto os açúcares e as gorduras são do tipo inorgânico.
    (V) A água pode atuar no nosso organismo fornecendo hidrogênios para formação de novos compostos orgânicos ou como solvente para equilíbrio osmótico.
    (F) Os lipídios são os principais produtos da fotossíntese.
    (V) Os carboidratos, as proteínas e os lipídeos são moléculas formadoras da membrana plasmática das células.
    (C) A celulose é um tipo de carboidrato que forma a parede celular das células vegetais.

    AS SUBSTÂNCIAS DA VIDA: PROTEÍNAS E ÁCIDOS NUCLEICOS
    (F) Os aminoácidos são as menores unidades formadoras das proteínas.
    (F) A febre acima de 40ºC é perigosa, pois pode causar desnaturação das proteínas do nosso organismo, prejudicando assim que as funções vitais sejam desempenhadas adequadamente pelo organismo.
    (V) As enzimas são proteínas com função catalisadora, e possuem alta especificidade química e biológica.
    (V) O DNA é um ácido nucleico do tipo ribonucleico de fita dupla e composto pelas bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Citosina, Uracila e Timina.
    (v) A molécula formada por fosfato, pentose do tipo desoxirribose e uma base nitrogenada é chamada de DNA.

    FOTOSSÍNTESE
    (v) É um processo de extrema importância para a manutenção da vida de todo o nosso planeta, já que libera gás carbônico e também consome oxigênio.
    (v) Na etapa química (ou fase escura) das reações, a luz solar não exerce papel primordial, e sim o gás carbônico. Em tal etapa, numerosas e complexas reações dão origem à glicose a partir do CO2.
    (v) Na etapa fotoquímica (ou fase clara) das reações, há a quebra de moléculas de água, com liberação de gás carbônico.

    CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ECOLOGIA
    (v) Comunidades são grupos de organismos da mesma espécie que vivem em uma determinada área no mesmo intervalo de tempo.
    (v) Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta.
    (f) O ecossistema é composto de fatores bióticos e abioticos.
    (f) Organismos ditos decompositores são aqueles que ocupam o primeiro nível trófico em qualquer ecossistema e correspondem aos organismos autotróficos.
    (v) Os consumidores de terceira ordem são os organismos que se alimentam dos consumidores de segunda ordem.
    (v) As teias alimentares representam a maneira mais simples, porém parcial, de descrever as relações alimentares nos ecossistemas enquanto as cadeias alimentares são uma forma mais complexa de demonstrar essas relações.

    ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS
    (V) Quanto maior o nível trófico menor é a quantidade de energia disponível, por isso não temos cadeias alimentares com mais de 5 elos.
    (F) AS pirâmides de massa e de energia não apresentam variações em suas estruturas.
    (F) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
    (V) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
    (V) Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida.
    (F) Nas cadeias alimentares encontramos animais que se alimentam de plantas: são chamados animais onívoros. Outros comem os animais herbívoros: são os carnívoros.
    (F) Os fungos nitrificantes são os principais responsáveis pela viabilização do ciclo do nitrogênio.
    (V) No ciclo do carbono ocorre a absorção dele pelas plantas através da fotossíntese, posteriormente ele é incorporado pelo herbívoros e transferido aos outros consumidores da comunidade através da predação. O CO2 é devolvido a natureza pelo fenômeno da respiração.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.