Adoença de chagas é uma doença endêmica exclusiva da américa latina, causada pelo agente trypanosoma

cruzi. a forma crônica da infecção promove a destruição das células nervosas do sistema entérico, sendo o plexo mioentérico a estrutura mais atingida pelo processo inflamatório. (rezende; moreira, 2000 apud meyer et al., 2006).

considerando o sistema nervoso entérico e a perda das funções do plexo mioentérico, assinale a alternativa correta.

escolha uma:
a.
a doença pode ocasionar a perda dos movimentos gastrointestinais que pode provocar retenção de alimentos no esôfago e de fezes no reto e no cólon sigmoide.

b.
a perda da elasticidade do músculo esquelético gastrointestinais pode causar dilatação e alongamento do intestino groso, o que impede a progressão do alimento.

c.
a ausência de secreção de mucosa nas vias gastrointestinal e o baixo fluxo sanguíneo pode gerar um quadro de desnutrição devido a falta de absorção dos nutrientes.

d.
a inibição das glândulas secretoras enzimáticas pode dificultar o processo digestívo dos nutrientes devido a ausência de impulsos nervosos do sistema nervoso parassimpático.

e. a estimulação das glândulas secretoras enzimáticas pode ocasionar aumento da concentração de fluídos enzimáticos e pode causar ulceração no estomago devido sua acidez.

1 Resposta

  • Nicolle

    Reposta letra A -  A doença pode ocasionar a perda dos movimentos gastrointestinais que pode provocar retenção de alimentos no esôfago e de fezes no reto e no cólon sigmoide.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.