As interações ecológicas são definidas como as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes

e o meio ambiente. Estas interações podem tanto ocorrem com indivíduos de mesma espécie (interações intraespecíficas ou homotípicas) como com indivíduos de espécies distintas (interações interespecíficas ou heterotípicas). Uma pequena cidade no litoral tem cerca de 20 mil habitantes, sendo famosa por suas praias de águas calmas, limpas e seguras. Fatores que fazem com que, no verão, o número de pessoas praticamente triplique com a chegada de veranistas. Esse movimento aquece a economia local através do comércio, rede hoteleira e arrecadação de impostos.

Porém, no último ano, a água do mar apareceu com uma coloração avermelhada, recebendo o nome de maré vermelha (ou floração de algas nocivas), um fenômeno natural que provoca manchas na água do mar.

Esse fenômeno acabou espantando os turistas, atingindo o comércio e a economia da cidade. Preocupados, os órgãos públicos mandaram analisar a água, e descobriram que essa coloração é causada pela floração de pequenas algas chamadas de dinoflagelados. Os dinoflagelados podem produzir algumas toxinas que estão entre os mais poderosos venenos conhecidos.

Com base nos conhecimentos adquiridos nesta Unidade de Aprendizagem, responda:

1 - Qual é o nome da relação (interação) ecológica desse fenômeno?

2 - Esse fenômeno é considerado harmônico/positivo ou desarmônico/negativo?

3 - Esse fenômeno é caracterizado como sendo uma interação intraespecífica ou interespecífica?

Justifique suas respostas.

RESPONDER

Shaday está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.