As sinapses podem ser elétricas ou químicas. As sinapses químicas (mais comuns no nosso SN) são

mais complexas. Referente as sinapses podemos afirmar que: A) Em uma sinapse química envolvem a liberação de substâncias mediadoras chamadas neurotransmissores B) Para uma sinapse química ocorrer dependemos exclusivamente do influxo de sódio para dentro da célula que fluem rapidamente ao longo do axônio invertendo a carga elétrica. C) Um exemplo de neurotransmissor é a insulina, substância que dá sensação de prazer e bem-estar e que é liberada durante e após a prática de atividade física, porque faz a liberação de açúcar na corrente sanguínea. D) Em termos funcionais, as sinapses elétricas são mais dinâmicas, reguláveis, em comparação com as químicas, pois estas são menos especificas . E) Nas sinapses químicas o potencial de ação ocorre nos dendritos.

1 Resposta

  • Elen

    e)Sim,as sinapses químicas são liberadas também nos dendritos.

    As sinapses químicas surgem com a substância química chamada neurotransmissor de exemplo a glicinina,acetilcolina ,glutamato,etc.a a) também está correta,o neurotransmissor é responsável pelo processo.Nas sinapses químicas se ligam aos neurotransmissores para saltar do neurônio pré-sináptico e chegar ao neurônio pós-sináptico,através de íons e cátions de sódio e cálcio(num processo de voltagem).Já na sinapse elétrica não ocorre a liberação de neurotransmissores é apenas a célula e canais de comunicação que fazem o processo.

    Explicação:

    A insulina é um hormônio,não há dependência  apenas no influxo de sódio e as sinapses elétricas são bem mais rápidas porém não mais "dinâmicas"

Clique aqui para adicionar a sua resposta.