Briófitas: plantas que apresentam estruturas simplificadas exercendo as funções de raiz, caule e folha, denominadas, respectivamente rizóides e filóide. São terrestres, ocorrendo em ambientes úmidos e de baixa intensidade luminosa (sombra) Pteridófitas: plantas clorofiladas que possuem raiz, caule e folha diferenciados, associados a presença de tecidos (vasos) condutores de nutrientes e água (seiva bruta) e de produtos da fotossíntese (seiva elaborada) e, por isso, denominadas plantas vasculares, o que lhes permitiu atingir tamanhos de até dezenas de metros. Gimnospermas: caracterizam-se por possuírem raiz, caule, folha, flor e semente. Ocupam os mais variados ambientes em clima temperado, nos quais são predominantes. Seus representantes mais conhecidos são os pinheiros, os ciprestes, as plantas exóticas e a araucária. Angiospermas:. sua principal característica é a flor, já descrita como órgão da reprodução. Na forma e no tamanho, apresentam grande variedade, já que incluem ervas, arbustos e árvores, espécies epífitas, outras parasitas e carnívoras. A maioria é terrestre, mas existem aquáticas, flutuantes, submersas e inclusive algumas marinhas.
tai2242
Briófitas: plantas que apresentam estruturas simplificadas exercendo as funções de raiz, caule e folha, denominadas, respectivamente rizóides e filóide. São terrestres, ocorrendo em ambientes úmidos e de baixa intensidade luminosa (sombra)
Pteridófitas: plantas clorofiladas que possuem raiz, caule e folha diferenciados, associados a presença de tecidos (vasos) condutores de nutrientes e água (seiva bruta) e de produtos da fotossíntese (seiva elaborada) e, por isso, denominadas plantas vasculares, o que lhes permitiu atingir tamanhos de até dezenas de metros.
Gimnospermas: caracterizam-se por possuírem raiz, caule, folha, flor e semente. Ocupam os mais variados ambientes em clima temperado, nos quais são predominantes. Seus representantes mais conhecidos são os pinheiros, os ciprestes, as plantas exóticas e a araucária.
Angiospermas:. sua principal característica é a flor, já descrita como órgão da reprodução. Na forma e no tamanho, apresentam grande variedade, já que incluem ervas, arbustos e árvores, espécies epífitas, outras parasitas e carnívoras. A maioria é terrestre, mas existem aquáticas, flutuantes, submersas e inclusive algumas marinhas.