Euglenófitas As euglenófitas ou algas flageladas verdes são também unicelulares, e como o nome indica, movimentam-se por meio de flagelos.
Pirrófitas As pirrófitas são algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada.
Crisófitas As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo um camada em forma de concha bivalve.
Clorófitas (algas verdes) As clorófitas (figurado ao lado tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular. Os talos das clorófitas multicelulares apresentam uma organização relativamente complexa.
Feófitas (algas pardas) As algas pardas caracterizam-se pela estrutura exclusivamente multicelular. As dimensões de seus talos podem variar de poucos centímetros até dezenas de metros.
Rodófitas (algas vermelhas) Estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis. É comum o seu tao apresentar ramificações, sendo que sua base é diferenciada e presa a algum substrato por estruturas de fixação.
Gustastrada
Euglenófitas
As euglenófitas ou algas flageladas verdes são também unicelulares, e como o nome indica, movimentam-se por meio de flagelos.
Pirrófitas
As pirrófitas são algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada.
Crisófitas
As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo um camada em forma de concha bivalve.
Clorófitas (algas verdes)
As clorófitas (figurado ao lado tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular. Os talos das clorófitas multicelulares apresentam uma organização relativamente complexa.
Feófitas (algas pardas)
As algas pardas caracterizam-se pela estrutura exclusivamente multicelular. As dimensões de seus talos podem variar de poucos centímetros até dezenas de metros.
Rodófitas (algas vermelhas)
Estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis. É comum o seu tao apresentar ramificações, sendo que sua base é diferenciada e presa a algum substrato por estruturas de fixação.