Comente resumidamente sobre os sentidos nos vertebrados (todos os cinco). Please é para amanhã :)

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    Com base na experiência em que os humanos estão submetidos dado seus próprios sentidos, acreditamos que os vertebrados têm cinco sentidos: paladar, tato, visão, olfato e audição. Todavia estes sentidos não correspondem a condição plesiomórfica, nem ao menos todos os sentidos encontrados nos diversos grupos de vertebrados.

    Explicação:

    A visão

    A visão é o sentido que permite ao ser humano ter a percepção do mundo. Ela se dá pelos olhos, capazes de captar imagens e luzes.

    Tato:

    O órgão do tato é a pele, abaixo da superfície da pele, existem milhões de nervos, que agem como receptores sensitivos. São eles que transmitem ao nosso cérebro a sensação de que estamos sendo tocados

    Paladar:

    É a capacidade de reconhecer os sabores de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem a substância e enviam a informação ao cérebro.

    Olfato:

    É um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfactivo. Nos seres humanos, o olfacto não tem tanta importância quanto em outras espécies, pois sua função foi diminuindo com o passar do tempo e o avanço da civilização. Nos demais animais, este sentido apresenta grande diversidade fisiológica e anatômica; animais inferiores por exemplo, detectam substâncias químicas diluídas na atmosfera por meio de neuroreceptores chamados também de quimiorreceptores que ficam situados nas mais diversas partes do corpo.

    Audição nos Vertebrados

    Peixes: além da linha que acusa vibrações da água e alguns óns emitidos por outros animais, os peixes apresentam o ouvido interno, o qual está mais relacionado ao equilíbrio do que a audição.

    Nos vertebrados terrestres: o ouvido possui a capacidade de amplificar sons. Nos anfíbios, a membrana timpânica ou tímpano amplia o som e transmite as vibrações para o ouvido médio.

    Nos répteis e nas aves: ocorre o mesmo processo que nos anfíbios. A diferença está mais na parte externa, pois os répteis e as aves já apresentam um pavilhão auditivo externo rudimentar e o tímpano fica em uma depressão da cabeça: o ouvido médio.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.