Explique, com riqueza de detalhes, quais os cuidados que devemos ter nas instalações elétricas

1 Resposta

  • Sabrinabrandao

    1. Vai fazer um reparo? Desligue a chave!

    Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa. “Se você não souber qual é o disjuntor que interrompe o fornecimento de energia daquele circuito especificamente, desligue o geral”, recomenda Alexandre Souza dos Santos, engenheiro eletricista e consultor na A&H Meyer Brasil. E a orientação vale até mesmo para trocar uma lâmpada. “Se as instalações não estiverem adequadas, pode haver risco”, alerta Edson Martinho, diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

    2. Benjamim tem limite

    Não é que seja proibido usar os conectores, mas entenda que cada tomada aceita uma carga máxima e é preciso respeitá-la – caso contrário é possível sobrecarregar a rede, provocar um curto-circuito, superaquecimento ou danificar os eletrodomésticos. Por isso, só plugue mais de um equipamento em benjamins quando estiver certo de que eles possuem baixa potência e juntos não provocarão sobrecarga. Para ter uma ideia, Edson exemplifica: “Um televisor tem cerca de 250 W; um aparelho de TV a cabo, 150 W; um videogame, 400 W. E uma tomada residencial comum suporta pelo menos 1200 W”. Já equipamentos muito potentes, como micro-ondas e máquinas de lavar roupa, devem ganhar uma tomada exclusiva. Os novos aparelhos dessas categorias têm até um plugue mais grosso, que impede que um de maior amperagem seja conectado a uma tomada com fiação de baixa corrente. “Em hipótese alguma utilize adaptadores de plugue grosso para plugue fino”, alerta Edson.

    3. Atenção aos fios desencapados

    Passo 7

    PUBLICIDADE

    4. Compre produtos certificados

    Os componentes (fiação, disjuntores, tomadas etc.) precisam ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Usar produtos sem esse atestado é correr risco de choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo. “Um exemplo são os cabos elétricos que têm baixa pureza do cobre, o que causa maior perda elétrica e, consequentemente, aumento na conta de luz”, explica Alexandre.

    5. Cuidado com o chuveiro

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.