Leia com atenção o trecho a seguir: “A audição compara

tiva de aves e répteis deve ser sempre considerada em conjunto. É claro a partir do registro de fósseis de vertebrados que pássaros e répteis se dividiram mais de 200 milhões de anos atrás dos répteis diápsidos do período Triássico inicial. Devido a essa ascendência comum, existe uma semelhança considerável entre os órgãos auditivos dos pássaros e répteis modernos, especialmente os Crocodilia. No entanto, as comparações entre répteis e aves são difíceis por vários motivos. Nos répteis, a anatomia auditiva é extraordinariamente diversificada. Embora isso ofereça aos investigadores excelentes oportunidades para entender a relação entre forma e função, os dados diretos sobre o comportamento da audição em répteis são quase inexistentes. Isso deixa nossa compreensão da audição neste grupo de vertebrados inteiramente baseada em medidas indiretas da anatomia e da fisiologia. Assim, qualquer comparação de audição entre répteis e aves é um pouco desequilibrada, porque também envolve uma comparação entre metodologias: estimativas auditivas de dados anatômicos e fisiológicos no caso dos répteis juntamente com estimativas comportamentais das capacidades auditivas em aves” (Dooling, Lohr & Dent, 2010).



Considere as similaridades (que não se restringem ao aparelho auditivo) entre aves e répteis e assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas a seguir:

( ) Ambos os grupos apresentam excretas como ureia.

( ) A mandíbula dos répteis e das aves é constituída de um único osso.

( ) O côndilo occipital único está presente em ambos os grupos, que significa a conexão do crânio à primeira vértebra cervical.

( ) Há um único osso presente na orelha média de ambos os grupos: o estribo.

( ) Os répteis e as aves apresentam a postura dos ovos de maneira similar, contudo os ovos de répteis apesentam pouca quantidade de vitelo.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

RESPONDER

rayanedeat está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.