Material genético é dna

1 Resposta

  • daymano

    Escrito por Hexag Educação genético e qual é a sua função? Estudar sobre o assunto é muito importante na sua preparação para o Enem e o vestibular, principalmente porque questões genética são frequentes no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem.

    Neste artigo, vamos falar sobre o material genético mais famoso das aulas de Biologia, aquele que é encontrado nos seres humanos: o DNA e, também o RNA. Continue sua leitura e confira!

    O que é material genético

    Quando falamos em material genético estamos nos referindo aos ácidos nucleicos que codificam os genes. Ele contém todas as informações genéticas que determinam as características de uma vida orgânica. Cada célula possui uma quantidade média considerável de material genético ao longo da sua vida.

    Nos seres vivos e nos retrovírus, o material genético é constituído quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico, o famoso DNA de cadeia dupla. No caso de alguns vírus DNA, o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os vírus RNA têm o ácido ribonucleico RNA como material genético.

    Qual é a função do material genético – DNA

    O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um composto orgânico que contém as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento do organismo de todos os seres vivos e de alguns vírus. Isso significa que ele determina nossas características físicas e fisiológicas, além disso, é responsável por transmitir as nossas características hereditárias, como cor dos olhos, cor do cabelo, fisionomia, etc.

    Ele é formado por uma estrutura bem simples, com vários e vários nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um açúcar de cinco carbonos (a desoxirribose), um radical do ácido fosfórico (o fosfato) e um composto cíclico de nitrogênio (a base nitrogenada). As bases nitrogenadas têm cinco tipos: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U). Estas moléculas são responsáveis pela formação dos genes.

    A química britânica Rosalind Franklin foi quem descobriu a estrutura molecular do DNA por meio de experimentos focados na difração de raios-X na década de 1950. Após sua morte, os cientistas James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins deram continuidade à pesquisa e receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962 por apresentarem a descoberta da dupla-hélice do DNA.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.