O Ministério da Saúde divulgou, em 25/07/2010, que o Brasil registrou, em 2009, um total de 1.632 óbitos
causados pelo vírus H1N1, contra 71 óbitos, pelo mesmo vírus, no primeiro semestre de 2010. Essa considerável diminuição está provavelmente associada ao sucesso das medidas preventivas utilizadas contra este agente. Disponível em: . Acesso em: ago. 2010 (adaptado). Assinale a alternativa que explica corretamente o sucesso das medidas utilizadas pelo Ministério da Saúde para a redução dos casos associados ao H1N1 no Brasil: A. As campanhas de prevenção garantiram a imunização dos grupos de risco através de vacinas com anticorpos específicos contra os antígenos do vírus H1N1.B. A prevenção contra infecções pelo vírus H1N1 está associada à determinação do Ministério sobre a restrição do consumo de carne suína crua ou malcozida.
C. A redução dos casos de óbitos pelo H1N1 está relacionada às campanhas de prevenção com vacinas contendo antígenos específicos do vírus.
D. As campanhas de prevenção se caracterizaram pela distribuição de soros terapêuticos contendo antígenos específicos do vírus H1N1. E. A diminuição dos casos de infecção pelo vírus H1N1 deve-se ao tratamento dos indivíduos infectados, com antibióticos específicos.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kamilyreis91
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Center for Deseases Control (CDC), o centro de controle de doenças nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius). De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, até 30 de maio, foram registrados 4.704 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 3.978 foram influenza A (H1N1), sendo 764 óbitos. O pneumologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Hisbello da Silva Campos esclarece algumas dúvidas sobre sintomas e prevenção da doença.
letra e