Observe as definições dos grupos vegetais I, II e III. I. São vegetais simples que não possuem verdadeiras

folhas, caules e raízes e nem possuem tecidos especializados no transporte de água e outras substâncias no interior da planta. Entretanto, apresentam risoides que, além de absorver água, fixam esses organismos ao substrato em ambientes úmidos terrestres.

II. São vegetais que dependem da água para a reprodução e não apresentam sementes. Entretanto, apresentam caules, raízes e folhas verdadeiras e, também, apresentam tecidos especializados na condução de materiais no interior de seu corpo.

III. Espécies ou grupos de seres vivos. O números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:

a) angiospermas e gimnospermas.
b) pteridófitas e gimnospermas.
c) pteridófitas e briófitas.
d) gimnospermas e angiospermas.


Observe as definições dos grupos vegetais I, II e III. I. São vegetais simples que não possuem v

1 Resposta

  • Melissamoraes

    Olá tudo bem?

    Vamos a resposta:

    b)pteridófitas e gimnospermas.

    Explicação:

    Pteridófitas (pteridon, feto e fito, planta) a maioria possui pequeno porte, apesar de existirem espécies arborescentes com 4 m ou mais. Os representantes mais conhecidos do grupo são as samambaias e as avencas. Não possuem sementes. Presença de dois tipos de tecidos condutores bem diferenciados: o xilema (transporta água e sais minerais das raízes até as folhas) e o floema (transporta uma solução de açúcares e outros compostos orgânicos das folhas, onde é produzida, para as demais partes da planta).  Dependem da água para a reprodução.

    Gimnospermas (gimno, nu esperma, semente) assim como as pteridófitas são vasculares ou traqueófitas, ou seja, possuem vasos condutores de seiva que permitem a circulação de materiais ao longo do corpo da planta. Representantes mais comuns: pinheiros, ciprestes, cedros, cicas e sequoias. Apresentam semente nua e não tem frutos. Não dependem da água para a reprodução.

    Espero ter ajudado :-)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.