Os músculos estriados esqueléticos representam 40% do peso corporal total, e são responsáveis pelo posicionamento
e movimento do esqueleto. A respeito da contração ou acoplamento excitação-contração do músculo estriado esquelético, organize as etapas descritas abaixo: I. Filamento de actina desliza em direção ao centro do sarcômero (encurtamento da banda I e Zona H). II. Cabeças da miosina executam o movimento de força. III. Impulso ou potencial de ação que penetra no túbulo T produz uma alteração conformacional nos receptores voltagem-dependentes. IV. Neurônio motor libera acetilcolina na junção neuromuscular. V. Na placa motora da fibra muscular, ocorre uma grande entrada de sódio (Na) através do receptor colinérgico de acetilcolina que desencadeia um impulso ou potencial de ação muscular. VI. Mudança conformacional dos receptores voltagem-dependentes abre canais de cálcio no retículo sarcoplasmático e o cálcio entra no citoplasma. VII. Cálcio liga-se à troponina e permite a ligação entre actina e miosina. A sequência correta da contração ou acoplamento excitação-contração do músculo esquelético é Alternativas Grupo de escolhas da pergunta a) V; VI; VII; III; I; II e IV b) IV; V; VI; VII; I; II e III c) IV; V; VII; VI; II; I e III d) IV; V; III; VI; VII; II e I e) V; IV; VI; II; VII; I e III
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
thayaraoliversantos
b) IV; V; VI; VII; I; II e III.
A sequência que leva ao processo de contração muscular está indicada acima, de forma que o processo inicia-se através da despolarização da célula muscular, proveniente do impulso nervoso desempenhado pelo neurotransmissor acetilcolina.
A partir disso, o retículo sarcoplasmático libera o íon cálcio para que possa atuar entre as proteínas de actina e miosina, resultando na movimentação da proteína actina, resultando na movimentação do sarcômero, promovendo-se a contração muscular.