Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Universidade de São Paulo (USP)

descobriram que uma enzima ligada a processos metabólicos também está envolvida na diferenciação de células imunes e, por consequência, no desenvolvimento de doenças autoimunes. O achado pode, no futuro, direcionar novos tratamentos e medicamentos mais efetivos e com melhor custo-benefício para esse tipo de doença. (Fonte: Jornal da USP, 26/08/2020. Disponível em: https://jornal. usp. br/?p=340318 Acesso em 28/09/2021.) Diante do tema, analise as assertivas abaixo:

I. Doença autoimune é uma síndrome provocada por lesão tecidual ou alteração funcional desencadeadas por uma resposta autoimune. As manifestações das doenças são crônicas e progressivas.
II. As doenças autoimunes podem se manifestar de formas clínicas diferentes, baseadas nas características relacionadas aos seus mecanismos específicos, sendo algumas sistêmicas e outras em órgãos específicos.
III. Diabetes Mellitus do tipo I é uma doença autoimune que é classificada como sistêmica, uma vez que a glicose fica aumentada em todo o organismo do indivíduo.
IV. O tratamento das doenças autoimunes é baseado no controle da ativação exacerbada das células do sistema imune. São utilizados agentes que sejam capazes de controlar o nível de citocinas e outras proteínas-chave do processo, ou bloquear/destruir os linfócitos autorreativos.

Referente ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
Somente as assertivas II e III estão corretas

Alternativa 2:
Somente as assertivas III e IV estão corretas

Alternativa 3:
Somente as assertivas I, II e IV estão corretas

Alternativa 4:
Somente as assertivas I, III e IV estão corretas

Alternativa 5:
Todas as assertivas estão corretas

RESPONDER

Tai está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.