É uma doença que enfraquece o sistema imunológico, abrindo caminho para outras infecções que acabam sendo fatais. A AIDS é causada pelo vírus HIV. Uma pessoa pode carregar o vírus por diversos anos sem que a doença se manifeste. Ou seja, alguém aparentemente saudável pode estar contaminado e apto a transmitir a doença.
Porque a AIDS ou SIDA é chamada de síndrome? A AIDS é chamada de síndrome, pois não possui um sintoma específico que possa identificar a doença, como o vírus do sarampo, rubéola, por exemplo. Há, portanto, uma série de manifestações que dão origem a várias doenças.
A AIDS tem cura? Até o momento ainda não se produz nenhuma droga ou vacina que cure a AIDS para os soropositivos. O único meio de não se contaminar com o vírus é através da prevenção.
De que forma o HIV consegue enfraquecer o organismo da pessoa infectada? Atacando certos linfócitos, os defensores naturais do corpo. O linfócito escolhido pelo HIV – um vírus citopático, ou seja, capaz de destruir células – chama-se CD4, e é o responsável por “soar o alarme”, isto é, alertar ao sistema imunológico que é necessário se defender. Sem estar avisado de que precisa combater os “invasores”, este sistema falha em sua tarefa, tornando os pacientes com AIDS mais vulneráveis a uma ou mais infecções causadas por bactérias, vírus ou outros parasitas.
O que é infecção aguda pelo HIV? Trata-se de alguns sintomas que aparecem logo depois da transmissão do vírus. Acontece em 50% a 90% dos pacientes, sendo que alguns sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe: febre alta, dores musculares e articulares, gânglios, dor de garganta, vermelhidão no corpo e perda de peso figuram entre eles. Tendem a desaparecer espontaneamente após aproximadamente 14 dias. Apesar de não se dispor de dados científicos comprovados, estima-se que uma pessoa recém-infectada seja potencialmente transmissora do HIV dentro de 2 a 4 dias após contrair o vírus.
Quanto tempo leva para o HIV causar a AIDS? O período médio entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sintomas é entre 8 e 11 anos, mas isso pode variar muito. Hoje, há diversos tratamentos capazes de retardar os danos que o HIV faz ao organismo.
Desde quando se conhece a AIDS? Quando foi registrado o primeiro caso no Brasil? Os primeiros casos de AIDS foram detectados há mais de 20 anos, em Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro caso foi descoberto em 1981. Logo no começo, quando os médicos não conheciam bem a doença, ela era chamada de “peste gay”, porque os primeiros infectados eram homossexuais. Depois, descobriu-se que todo mundo corria o risco de ser contaminado pelo vírus, que só passou a ser conhecido como HIV em 1984.
rodrigovtrn
É uma doença que enfraquece o sistema imunológico, abrindo caminho para outras infecções que acabam sendo fatais. A AIDS é causada pelo vírus HIV. Uma pessoa pode carregar o vírus por diversos anos sem que a doença se manifeste. Ou seja, alguém aparentemente saudável pode estar contaminado e apto a transmitir a doença.
Porque a AIDS ou SIDA é chamada de síndrome?
A AIDS é chamada de síndrome, pois não possui um sintoma específico que possa identificar a doença, como o vírus do sarampo, rubéola, por exemplo. Há, portanto, uma série de manifestações que dão origem a várias doenças.
A AIDS tem cura?
Até o momento ainda não se produz nenhuma droga ou vacina que cure a AIDS para os soropositivos. O único meio de não se contaminar com o vírus é através da prevenção.
De que forma o HIV consegue enfraquecer o organismo da pessoa infectada?
Atacando certos linfócitos, os defensores naturais do corpo. O linfócito escolhido pelo HIV – um vírus citopático, ou seja, capaz de destruir células – chama-se CD4, e é o responsável por “soar o alarme”, isto é, alertar ao sistema imunológico que é necessário se defender. Sem estar avisado de que precisa combater os “invasores”, este sistema falha em sua tarefa, tornando os pacientes com AIDS mais vulneráveis a uma ou mais infecções causadas por bactérias, vírus ou outros parasitas.
O que é infecção aguda pelo HIV?
Trata-se de alguns sintomas que aparecem logo depois da transmissão do vírus. Acontece em 50% a 90% dos pacientes, sendo que alguns sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe: febre alta, dores musculares e articulares, gânglios, dor de garganta, vermelhidão no corpo e perda de peso figuram entre eles. Tendem a desaparecer espontaneamente após aproximadamente 14 dias. Apesar de não se dispor de dados científicos comprovados, estima-se que uma pessoa recém-infectada seja potencialmente transmissora do HIV dentro de 2 a 4 dias após contrair o vírus.
Quanto tempo leva para o HIV causar a AIDS?
O período médio entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sintomas é entre 8 e 11 anos, mas isso pode variar muito. Hoje, há diversos tratamentos capazes de retardar os danos que o HIV faz ao organismo.
Desde quando se conhece a AIDS? Quando foi registrado o primeiro caso no Brasil?
Os primeiros casos de AIDS foram detectados há mais de 20 anos, em Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro caso foi descoberto em 1981. Logo no começo, quando os médicos não conheciam bem a doença, ela era chamada de “peste gay”, porque os primeiros infectados eram homossexuais. Depois, descobriu-se que todo mundo corria o risco de ser contaminado pelo vírus, que só passou a ser conhecido como HIV em 1984.