Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stokes, da família Rubiaceae, Eudicotiledônea, é conhecida popularmente

como, ipeca, ipecacuanha ou poaia. Suas raízes são usadas na medicina popular contra amebíase e como expectorante. A droga vegetal é constituída de raízes em crescimento secundário. As regiões de crescimento primário não possuem efeito terapêutico. Além disso, por ser uma planta ameaçada de extinção, ocorre com frequência substituição das raízes por caules da mesma espécie ou até de outras espécies. Desta forma, no controle de qualidade, é fundamental saber reconhecer os fragmentos de raízes de ipecacuanha. Marque a opção que descreve corretamente a anatomia de uma raiz secundária de Eudicotiledônea: (Ref.: 202007754047)

a) Periderme, parênquima cortical, floema circundando o xilema, que preenche todo o centro do cilindro vascular.

b) Epiderme uniestratificada, parênquima do córtex com células pequenas, feixes vasculares colaterais formando um anel, parênquima da medula com células grandes.

c) Periderme, parênquima cortical, floema formando um anel em torno do xilema; medula no centro do cilindro vascular.

d) Epiderme pluriestratificada, pequena faixa de parênquima cortical, feixes vasculares dispersos por todo o tecido parenquimático.

e) Epiderme uniestratificada, parênquima cortical com células pequenas, cilindro vascular poliarco, com 15 raios de protoxilema, intercalados por floema; medula parenquimática no centro do cilindro cvascular.

RESPONDER

Evellyn está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.