Qual dos seguintes neurônios é menos provável que exista na natureza? a) um neurônio que se torna mais
negativo quando recebe um estímulo inibitório; b) um neurônio que se torna menos negativo quando recebe um estímulo excitatório; c) um neurônio que apresenta potencial limiar menos negativo que o normal; d) um neurônio com mais canais de na+ nos nodulos de ranvier; e) um neurônio com mais canais de k+ nos nodulos de ranvier
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
evellyn4368
Olá!
A membrana de um neurônio em repouso apresenta uma carga elétrica positiva do lado externo e negativo do lado interno (em contato com o citoplasma). Em tal situação, a membrana está polarizada.
Essa diferença de cargas elétricas é mantida pela bomba de sódio e potássio.
Quando um estímulo chega à célula, ocorrerá a alteração da permeabilidade da membrana, permitindo a entrada de sódio na célula e saída de potássio, ocorrendo então a inversão das cargas ao redor da membrana, que fica despolarizada, gerando um potencial de ação.
A despolarização propaga-se pelo neurônio, gerando assim um impulso nervoso.
Quando acontece um estímulo excitatório, os canais de sódio e potássio se abrem, permitindo a entrada de sódio na célula, causando a despolarização (lado externo negativo e lado interno positivo).
Quando acontece um estímulo inibitório, o transmissor liberado na fenda ativa a abertura de canais de cloro na área da membrana pós-sináptica. A carga negativa é transferida para dentro da célula e o potencial de membrana aumenta.
Entre as bainhas de mielina, presentes nos axônios, existem os nódulos de Ranvier, que faz o estímulo nervoso "pular" de nódulo em nódulo, o que acelera a transmissão do impulso. Nesses nódulos, existem abundância de canais de íon sódio voltagem dependentes, o que permite a ocorrência do potencial de ação.
Junto com essas explicações conseguimos guiar o raciocínio para a resposta correta. Espero ter ajudado.