O "desaparecimento" da cauda dos girinos, durante a metamorfose para anfíbio adulto (sapos, rãs, etc) se dá pela ação das organelas citoplasmáticas denominadas lisossomos. O processo recebe o nome de autólise e consiste no rompimento das membranas lisossômicas. Os lisossomos são organelas originadas do complexo golgiense e contém enzimas digestivas. O rompimento dos lisossomos das células da cauda dos girinos provoca a digestão dessas células. Como resultado, a cauda aparenta uma "regressão" até desaparecer na forma adulta.
carolinegigi
O "desaparecimento" da cauda dos girinos, durante a metamorfose para anfíbio adulto (sapos, rãs, etc) se dá pela ação das organelas citoplasmáticas denominadas lisossomos. O processo recebe o nome de autólise e consiste no rompimento das membranas lisossômicas.
Os lisossomos são organelas originadas do complexo golgiense e contém enzimas digestivas. O rompimento dos lisossomos das células da cauda dos girinos provoca a digestão dessas células. Como resultado, a cauda aparenta uma "regressão" até desaparecer na forma adulta.
Espero ter ajudado.