Temos diversos genes que exercem influência na hipertensão arterial, dentre eles, os que codificam produtos

envolvidos direta ou indiretamente na homeostase do volume no equilíbrio das taxas de além de genes responsáveis pela codificação da síntese proteínas que intermediam processos intercelulares que estimulam a atividade dos vasos sanguíneos.

1 Resposta

  • Crislane

    Olá!

    Os genes consistem na unidade fundamental relacionada com a hereditariedade e manifestação de características bem como para a propensão do surgimento de doenças delimitadas.

    No caso da Hipertensão Arterial ocorre a expressão de diversos tipos de genes os quais levam a alterações no funcionamento das veias e artérias levando, com  isso, à uma situação de elevação constante da pressão arterial com suas complicações relacionadas.

    A primeira modificação causada por genes que leva ao surgimento da Hipertensão Aerterial está relacionada com a Homeostase do Fluxo Sanguíneo com uma variação no volume normal de sangue que deveria circular no interior das artérias.

    Com isso, surge a situação na qual começa a circular uma quantidade maior de sangue no interior dos vasos sanguíneos provocando, assim, uma maior pressão nas paredes das artérias que determina, como consequência uma pressão elevada.

    Outro problema neste caso é a determinação gênica de mudança nas taxas de Na+ que passa a ser encontrado em quantidade maior do que a comum levando, assim, problemas no equilíbrio ácido-básico com problemas diretos no controle da pressão arterial.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Ana Camila

Clique aqui para adicionar a sua resposta.