A atividade física em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas que seguem dietas em jejum realizam exercí...
A atividade física em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas que seguem dietas em jejum realizam exercícios longe dos períodos das refeições. Esse hábito tem ficado em evidência sobretudo com a prática do aeróbico em jejum. O aeróbico em jejum ou AEJ é um tema controverso nas discussões sobre saúde e alimentação, pois, ao mesmo tempo que para uns é o queridinho da vez quando se trata de emagrecimento, para muitos, ele pode ser considerado um vilão. O AEJ consiste em, basicamente, a prática de atividade física sem se alimentar. Entretanto, diferentemente de outras formas de jejum, como o intermitente, que em alguns casos há a ingestão de líquidos pouco calóricos como chás, café sem açúcar e termogênicos, para ser caracterizado como AEJ, você deve praticar atividade física de baixa intensidade ao acordar.”
Leia mais em: https://manipulae.com.br/artigos/atividade-fisica-jejum
Considerando o texto acima e as aulas conceituais, descreva em um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) como as nossas células musculares, pelo estímulo do cortisol, obtêm energia para a prática do exercício físico em jejum.
Orientações importantes:
- Procure elaborar sua resposta de forma direta.
- Cite em seu texto os processos que acontecem para ressíntese de ATP na condição de jejum.
- Explique a utilização das reservas de glicogênio, mobilização de gorduras e proteínas.
- Utilize o livro da disciplina como referência.