A curva que representa a componente vertical da Força de Reação do Solo possui variáveis específicas que são quantificadas e analisadas para enten

der a quantidade de força na qual o aparelho locomotor é submetido e sobre a eficiência do movimento da marcha. Considerando o gráfico a seguir e as variáveis selecionadas para estudo da marcha, é correto afirmar que:

I. Fy1 é o nome dado ao primeiro pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. O valor de Fy1 na marcha varia de 1,2 a 1,5 vezes o peso corporal do executante do movimento e tal variação é dada pela velocidade de execução do movimento. Quanto maior a velocidade do movimento, menor será o impacto.

II. ▲tFy1 é o tempo gasto para alcançar o Fy1. Este valor indica se o sujeito foi ou não eficiente para amortecer o impacto. Quanto maior for o tempo para alcançar o Fy1, menor é a eficiência para controlar o impacto, a força máxima (Fy1) alcançou o corpo com maior rapidez.

III. Fymin é o instante em que a força aplicada sobre o pé de apoio diminui porque a perna contralateral está acelerando para cima e para frente. Na marcha do idoso, o valor de Fymin tende a ser maior do que no adulto por ter menor flexibilidade e menor força para acelerar a perna contralateral para cima.

IV. Fy2 é o nome dado ao segundo pico da componente vertical da Força de Reação do Solo. Informa a intensidade da força que foi aplicada contra o solo para acelerar o corpo para a frente no final da fase de apoio da marcha.

RESPONDER

Bryan Monteiro está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.