Ao refletir sobre as modalidades EAD e semipresencial ficam claras suas respectivas características. No entanto, ao implementar uma disciplina de cunho
teórico e prático, como a educação física, podem variar a metodologia e as ferramentas pelas quais o docente/educador aplicará seu conteúdo, buscando sempre aplicações sólidas de aprendizado.Para tanto, o docente deve ter a capacidade avaliativa de identificar quais metodologias são apropriadas para os seus educandos, mediando sempre a crítica e a reflexão, capazes de gerar atitudes e comportamentos impactantes na vida e na sociedade, por meio do aprendizado.
Acompanhe:
Descreva possibilidades da aplicação prática dessa disciplina (avaliação e composição corporal voltados à saúde, por meio dos conceitos de obesidade e sobrepeso) com a utilização das ferramentas digitais: celular, aplicativos de mensagens instantâneas, internet, etc.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kleitom5664
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Os conteúdos desenvolvidos para a EJA devem levar em consideração que as classes geralmente são constituídas por indivíduos que já estão engajados profissionalmente e que buscam na formação, além de satisfação, melhor posicionamento profissional e formas de comunicação que sejam eficientes, inclusivas e modernas, entre outras coisas.
Nesse sentido, os conteúdos devem ser elaborados de forma que façam sentido, isto é, que possam ter implicação prática, mediados pelo processo de ensino-aprendizagem.
Assim, o conteúdo da disciplina de avaliação e composição corporal, relacionado à saúde, deve ser ministrado por um profissional de educação física e pode priorizar, por exemplo, índices que permitam o gerenciamento de medidas gerais de saúde em detrimento de termos técnicos e/ou muito específicos.
Uma das possibilidades, por exemplo, é o conceito de índice de massa corporal (IMC), que pode ser utilizado para mediar assuntos como obesidade e sobrepeso, colocando em prática a utilização de ferramentas tecnológicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, como as calculadoras on-line de IMC que proporcionam a classificação desse cálculo.
Assim, os educandos podem realizar a própria classificação, por intermédio dessas calculadoras on-line, e compartilhar via grupo de mensagens da turma, formando um banco de dados a ser plotado em planilha do Excel. A partir desse banco, os alunos podem ainda traçar a média da turma, comparar com os dados da população brasileira, entre outras atividades que também propiciam a transdiciplinariedade dentro do curso, como a matemática, e assuntos relacionados, como o sedentarismo, as taxas e os indicadores em saúde, por exemplo.
Com isso, o educador pode organizar os dados enviados pelo grupo, sempre direcionando a discussão para os conceitos e o gerenciamento de saúde por meio dos índices supracitados, mas também deixando que os alunos tragam, pelas mensagens, suas proposições de aplicação do conhecimento.
Explicação: