As modificações severas no padrão demográfico e no perfi

l de doenças e mortalidade da população ficou caracterizado como processos de transição demográfica, transição epidemiológica e transição nutricional. A transição demográfica e epidemiológica está diretamente ligada aos padrões de adoecimento da população. Ao relacionar a palavra transição com a saúde pública, é associado variados movimentos que seguem a história da população humana. No cenário atual, o resultado da transição demográfica é o envelhecimento da população, sendo que as taxas de natalidade estão diminuindo.



HALLAL, P.C.; KNUTH, A. G.; Epidemiologia da atividade física e a aproximação necessária com as pesquisas qualitativas. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 33, n. 1, jan./mar. 2011. (adaptado).



Considerando o texto anterior sobre a transição demográfica, avalie as afirmativas a seguir:



I. A teoria da transição demográfica surgiu no decorrer das modificações analisadas no continente europeu.
II. De acordo com a transição demográfica, quanto maior a industrialização e a urbanização, menores são as taxas de fecundidade.
III. No decorrer dos anos, o crescimento da população é gradativo, inclusive no período da generalização do capitalismo industrial, no qual houve o progresso da ciência moderna e técnica, maior domínio sobre a natureza, doenças, epidemias e fecundidade humana.
IV. No período de industrialização foi observado as seguintes fases do crescimento populacional: a fase pré-industrial o crescimento da população era lento, já na fase de industrialização o crescimento era intenso e na fase da consolidação da sociedade industrial o crescimento populacional foi classificado como estável ou regressivo.



É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

II e IV, apenas.
Alternativa 3:

III e IV, apenas.
Alternativa 4:

I, II e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

RESPONDER

Marcosavieira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.