Corrêa, Oliveira e Tani (2017) descrevem que embora as habi

lidades com maior ou menor influência genética, o importante é que elas são comportamentos adquiridos. Por exemplo, quando somos bebês adquirimos as habilidades motoras básicas de engatinhar, andar e rolar, etc. Com o passar do tempo adquirimos mais habilidades, como comer, brincar, jogar, etc. E o repertório motor torna-se cada vez mais rico com a combinação de habilidades básicas e a aquisição de habilidades específicas culturalmente configuradas. Adquirimos habilidades de pintar, escrever, além daquelas presentes no exercício, ginástica, dança, luta, esporte e jogo, ou seja, próprias da Educação Física.
CORR& Ecirc;A, U. C.; OLIVEIRA, J. A.; TANI, G. 40 anos da Pós-graduação da EEFE-USP: a sua contribuição para o avanço do conhecimento sobre o comportamento motor humano. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, p. 97-110, 2017.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Durante o processo de aprendizagem motora, são observados aspectos no desempenho e estes são denominados como como fases/estágios. As fases da Aprendizagem Motoras são três e descrevem as características do que acontece durante o processo de aprendizagem, do início ao final. A primeira fase é descrita como fase autônoma, a segunda fase associativa e terceira como fase cognitiva.
PORQUE
II - A fase inicial de aquisição de habilidades motoras caracteriza-se por imprecisão nas ações, ou seja, a atividade motora é caracterizada por uma considerável lentidão e rigidez. Na segunda fase, com a prática os movimentos vão se transformando, a sequência dos movimentos torna-se fluente. Com a continuidade da prática, o aprendiz adquire maior proficiência motora, agora ele já possui maior certeza nas ações, mínimo gasto de energia e destreza nos movimentos.
Agora, assinale a alternativa correta.

RESPONDER

Wilismar Sueli está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.