Em alguns momentos históricos no Mundo e no Brasil, o estado influenciou ou tentou influenciar a sociedade, direta ou indiretamente, utiliza...

Em alguns momentos históricos no Mundo e no Brasil, o estado influenciou ou tentou influenciar a sociedade, direta ou indiretamente, utilizando-se de competições esportivas, como ferramenta de manipulação de massa. As grandes potências mundiais disputavam, através do número de medalhas olímpicas, o domínio mundial, através das competições esportivas internacionais.

Assinale a alternativa que exemplifica a utilização do esporte como instrumento ideológico ou de propaganda de determinado regime político.

(Fonte: ESTEVES, B. B. A trajetória do Esporte Moderno: dos primórdios ao fenômeno social. EFDeportes.com Revista Digital. v.19 n.199 Buenos Aires, 2014.)



 

A realização dos últimos Jogos Olímpicos da era antiga, realizados em 393 D. C. em decorrência da dominação de Roma sobre a Grécia em que o imperador Teodósio ordenou sua extinção na tentativa de abolir as festas pagãs.


 

A transformação das atividades esportivas em jogos populares no período pós-romano, com destaque para a introdução de dois aspectos fundamentais no esporte: a lealdade e o espírito de equipe.


 

A realização dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, em 1936 em que Hitler transformou o evento em um espetáculo da propaganda nazista, para demonstrar ao mundo a supremacia da raça ariana.


 

O reavivamento dos esportes durante o período Renascentista, principalmente entre os educadores da época, que reaproximou práticas como a ginástica, a natação, a corrida, a luta, dentre outras, da educação.


 

A restauração das práticas esportivas na década de 1890 através do Barão de Coubertin, no intuito de estimular prática esportiva na sociedade contemporânea, sobretudo entre os jovens.

RESPONDER

Tatiageu Aisha está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.