Em alguns momentos históricos no Mundo e no Brasil, o estado influenciou ou tentou influenciar a sociedade, direta ou indiretamente, utiliza...
Em alguns momentos históricos no Mundo e no Brasil, o estado influenciou ou tentou influenciar a sociedade, direta ou indiretamente, utilizando-se de competições esportivas, como ferramenta de manipulação de massa. As grandes potências mundiais disputavam, através do número de medalhas olímpicas, o domínio mundial, através das competições esportivas internacionais.
Assinale a alternativa que exemplifica a utilização do esporte como instrumento ideológico ou de propaganda de determinado regime político.
(Fonte: ESTEVES, B. B. A trajetória do Esporte Moderno: dos primórdios ao fenômeno social. EFDeportes.com Revista Digital. v.19 n.199 Buenos Aires, 2014.)
A realização dos últimos Jogos Olímpicos da era antiga, realizados em 393 D. C. em decorrência da dominação de Roma sobre a Grécia em que o imperador Teodósio ordenou sua extinção na tentativa de abolir as festas pagãs.
A transformação das atividades esportivas em jogos populares no período pós-romano, com destaque para a introdução de dois aspectos fundamentais no esporte: a lealdade e o espírito de equipe.
A realização dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha, em 1936 em que Hitler transformou o evento em um espetáculo da propaganda nazista, para demonstrar ao mundo a supremacia da raça ariana.
O reavivamento dos esportes durante o período Renascentista, principalmente entre os educadores da época, que reaproximou práticas como a ginástica, a natação, a corrida, a luta, dentre outras, da educação.
A restauração das práticas esportivas na década de 1890 através do Barão de Coubertin, no intuito de estimular prática esportiva na sociedade contemporânea, sobretudo entre os jovens.