Graças à Federação Internacional de Vôlei, que mudou o regulamento sobre o uso dos uniformes, aceitando peças inteiras de roupa, foi possível que

jogadoras utilizassem outras vestimentas durante as partidas. De acordo com o porta-voz da entidade, a intenção é que "mais pessoas joguem vôlei de praia, da maneira que se sentirem confortáveis". Esse tipo de intervenção visa a tornar o esporte mais aberto às variadas culturas do mundo, funcionando como um convite à união.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na modalidade vôlei de praia, a dupla feminina do Egito, formada por Doaa Elghobashy e Nada Meawad, chamou atenção. Sob um calor de 30 graus, enquanto suas adversárias trajavam biquínis para suportar a temperatura, a dupla egípcia jogou de blusa e calça; uma delas usava um hijab. De acordo com a notícia publicada pela Folha de São Paulo, a atleta Doaa Elghobashy afirmou: "Tenho muito orgulho do meu hijab. Já o uso há dez anos. O espírito de união internacional dos jogos me dá o direito de atuar com o hijab. Fico realmente feliz por isso."

Uma agência de notícias do Irã, em publicação no Twitter, censurou a imagem das atletas alemãs porque elas estavam usando biquínis. A reação foi imediata, mas a agência não comentou o caso.

Nesse contexto, acompanhe a seguinte situação:

Tendo como base o caso relatado, imagine que você seja um gestor de esportes e que fique sob sua responsabilidade a organização do campeonato mundial de uma importante modalidade coletiva para o público LGBTQIA+. Foram sugeridas três sedes, a saber: Dubai, Damasco e São Francisco.

a) Qual cidade você recomendaria, levando em consideração o aspecto moral e justificando a razão para cada cidade?

b) Em reunião, que aspectos éticos deverão ser considerados em relação à equipe que atuará diretamente com os atletas e a comissão técnica?

c) Quais valores do esporte você observará a partir da realização da competição?​​​​​

1 Resposta

  • Danielimoraes

    Resposta:

    Padrão de resposta esperado

    a) Ao organizar um evento de abrangência mundial, deve-se considerar que, além dos atletas e da comissão técnica, também haverá torcedores com perfil de turistas. Assim, haverá uma troca cultural entre a sociedade local e esses torcedores. Há de se considerar os aspectos morais da cidade e como o evento impactará as questões relacionadas à hospitalidade e ao tema LGBTQIA+. A cidade recomendada deve ser São Francisco, já reconhecida como uma cidade aberta e receptiva a esse tipo de público. Muito embora Dubai seja conhecida como uma das cidades mais ocidentais no Oriente, ainda há circunstâncias culturais e morais que precisam ser consideradas. Além disso, possivelmente, parte da população não se sentiria confortável com a realização do evento. A cidade de Damasco, dentre as três, é a que apresenta uma cultura mais arraigada aos valores morais e, portanto, a realização dos jogos enfrentaria maior resistência.

    b) Independentemente dos valores éticos e morais de cada indivíduo que fará parte da equipe, é indispensável a compreensão do propósito e dos valores do evento, assim como a imparcialidade e o respeito ao próximo. Comentários de qualquer natureza crítica devem ser imperiosamente proibidos, sendo passíveis de punição. As palavras de ordem devem ser "respeito", "empatia" e "altruísmo".

    c) Um dos principais objetivos do Movimento Olímpico é o desenvolvimento humano, e o ponto de partida é o respeito a si mesmo, ao outro, à sociedade e ao regulamento, que pode ser replicado em qualquer evento esportivo. Um dos valores é a superação, que se manifesta não apenas em recordes, mas também na quebra de paradigmas. A fraternidade é a linguagem universal, devendo haver a comunhão de diferentes povos, reconhecendo-se as diferenças entre as pessoas. Outros valores são o direito de igualdade e de justiça, a manifestação de liberdade e a autorrealização.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.